Na próxima semana serão reabertas as portas da Catedral de Pesqueira (PE), em cerimônia religiosa de Dedicação presidida pelo Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil. A igreja de Santa Águeda, sede da diocese de Pesqueira, foi construída no século 19 e desde setembro de 2007 está passando por restauração, ampliação e reforma por iniciativa do bispo diocesano, dom Francisco Biasin.
Na noite do dia 04 de fevereiro, a imagem restaurada de Santa Águeda voltará ao templo e os fiéis poderão entrar na igreja pela primeira vez após o início das obras.
A restauração foi planejada e executada a partir de estudos baseado em fotografias antigas, dados históricos, relatos, marcas de intervenções posteriores à construção e ainda elementos característicos de igrejas construídas na mesma época, num esforço para preservar os elementos arquitetônicos correspondentes ao projeto original.
Foi refeita toda a estrutura de grande parte do telhado, pisos, arcos, portas e janelas, resultando numa estrutura de altura monumental. No presbitério, atendendo às normas sobre liturgia do Concílio Vaticano II, há apenas um altar que junto com o ambão e a cátedra episcopal forma um conjunto que se destaca no ambiente. Os altares laterais foram reconduzidos às dimensões originais e neles serão colocadas as imagens, também restauradas. Abaixo de um deles, ficará a pia batismal antiga e noutro foi posto um relicário com as relíquias de alguns santos.
Do lado direito do templo foi construída a capela do Santíssimo Sacramento enquanto que a imagem restaurada de Santa Águeda será colocada na capela própria, logo à esquerda da porta principal. O nicho onde ela antes era guardada fica agora reservado para a exposição solene do Santíssimo Sacramento, nas quintas feiras.
Frequentemente, a Catedral acolhe um grande número de padres e ministrantes durante as celebrações mais solenes da Igreja. Por isso, o prédio ainda foi acrescido de uma fachada posterior que, respeitando as linhas arquitetônicas do conjunto do templo, tornou possível dotar a igreja de uma ampla sacristia, além de um salão para reuniões, almoxarifado e banheiros também acessíveis para pessoas com deficiência.
Na noite do próximo dia 04, uma procissão de fiéis levará o Santíssimo e a imagem de Santa Águeda de volta à igreja. E na manhã do dia seguinte, o Núncio presidirá a celebração de Dedicação da Catedral, numa cerimônia cuja origem se encontra no Antigo Testamento e, enraizada no coração e na tradição do povo, é celebrada pela Igreja como um dia glorioso e assim permanecerá o dia 05 de fevereiro de 2010 na história da Igreja Católica de Pesqueira. Ainda neste dia, dom Lorenzo Baldisseri se encontrará com os bispos, padres e autoridades.