Núncio apostólico preside missa de inauguração de santuário na diocese de Tianguá

O núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, presidiu missa de inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em São Benedito (CE), município pertencente à diocese de Tianguá (CE) e que fica na Serra de Ibiapaba. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes na celebração, que teve a participação de bispos dos regionais Nordeste 1 e Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreendem os estados do Ceará e do Piauí, respectivamente.

Também participaram da cerimônia o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria (Portugal), padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, e a postuladora dos Pastorinhos Beatos Francisco e Jacinta Marto, irmã Ângela de Fátima Coelho da Rocha Pereira da Silva, além de autoridades estaduais e municipais.

A cerimônia fez parte da programação da visita do núncio à diocese, realizada entre os dias 16 e 18 deste mês. Na oportunidade, dom Giovanni esteve no seminário e no mosteiro local.

História

O Santuário localiza-se na Serra da Ibiapaba, no oeste cearense. Sua história remete à década de 1950, quando havia a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima do Santuário da Cova da Iria, em Portugal. Das peregrinações, surgiu o costume das missas do dia 13 de maio. Até o final da década de 1990, grupos de São Benedito viajaram a Fortaleza (CE) para participar das celebrações que lá ocorriam. Nesta época, pediram ao padre Antonio Martins Irineu para que fossem realizadas celebrações também em São Benedito.

Em viagem ao Santuário de Fátima, em Portugal, o padre Antonio Martins Irineu alimentou o desejo de construir um templo mariano na Serra de Ibiapaba. Após realização de diversas campanhas e da popularização das missas do dia 13, o templo começou a ser construído em dezembro de 2005. Em abril de 2006, o Santuário português doou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Na celebração de inauguração e dedicação do Santuário, a imagem da virgem de Fátima foi entronizada e na sequência foram oferecidas relíquias dos pastores que vivenciaram as aparições, num gesto de união dos dois locais de devoção.

Divulgação/Santuário de Fátima
Divulgação/Santuário de Fátima

Santuário

O local que recebe romarias de cidades do Ceará, do Piauí, do Maranhão de outros estados brasileiros conta com a igreja principal, que comporta mais de 5 mil fiéis, sendo 1,8 mil sentados; capelas; salas de liturgia, de música, de reuniões; livraria e banheiros, além de pátio e estacionamento. De acordo com a administração do santuário, há a intenção de construir um centro de apoio ao romeiro.

Com informações e fotografia da diocese de Tianguá (CE) e do Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande

Tags: