O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, visitou a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, para comunicar oficialmente a nomeação de dom Leonardo Ulrich Steiner a respeito de sua transferência. O secretário geral da Conferência foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo auxiliar de Brasília.
Acolhido pelo presidente da CNBB, cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, dom Lorenzo procedeu à leitura da carta na qual comunica oficialmente a dom Leonardo a nomeação do Santo Padre. Em seguida, bem à vontade, refletindo a expressão da comunhão eclesial, o núncio conversou com os bispos membros do Conselho Espicopal de Pastoral (Cosep). No final de sua exposição, o núncio recordou a escolha do Brasil como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude. Manifestou grande entusiasmo pelo movimento que começa com a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e considera que esse tempo que se inaugura é um “kairos”. Dom Lorenzo também comunicou que preside hoje, as 11:30h, a eucaristia na intenção da paz, na capela da nunciatura.
Segundo as informações da Nunciatura Apostólica, dom Lorenzo Baldisseri, foi nomeado núncio para o Brasil pelo beato João Paulo II. Sua ordenação presbiteral foi realizada em 29 de junho de 1963. Ordenado bispo em 7 de março de 1992, foi nomeado arcebispo Titular de Diocletiana pelo papa João Paulo II. Tem formação Jurídica e Diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense e na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesíastica. Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador, Japão, Brasil entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai (1995-1999) e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.