O que são os Prêmios de Comunicação da CNBB?

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, durante os anos de censura promulgada pelo Regime Militar no Brasil, instituía em 1967, o primeiro Prêmio de

Comunicação, Margarida de Prata para o Cinema, que representou um importante apoio à produção cultural livre. Este foi o olhar de esperança da Igreja do Brasil, para com os produtores e profissionais da comunicação, durante a longa jornada de repressão Militar.

A CNBB prosseguiu à criação da concessão de prêmios àqueles que se preocupavam e se preocupam com a comunicação voltada para a justiça social e a promoção humana.

Em 1980 apoiava a criação do Prêmio Microfone de Prata de Rádio, promovido pela UNDA-Brasil – União de Rádio Difusão Católica, que incentiva a produção de programas radiofônicos voltados à criatividade e à evangelização.

Em comemoração aos 50 anos de fundação da CNBB, em 2002, a Assessoria de Imprensa da CNBB instituía o Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa, com o objetivo de premiar reportagens e trabalhos jornalísticos voltados à promoção humana e social.

Chegou a vez de premiar as produções televisivas através do Setor de Comunicação Social da CNBB. Em 2005 foi instituído o Prêmio Clara de Assis para a Televisão, concedendo o prêmio aos produtores que resgatam os valores humanos éticos e cristãos.

Estes prêmios constituídos e apoiados pela CNBB, são reconhecidos e consagrados pela sociedade brasileira como “Prêmios de Comunicação da CNBB”.

Os prêmios têm por objetivo reconhecer a arte e o mérito dos profissionais dos meios de comunicação social: imprensa, cinema, rádio e televisão que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos, sociais e políticos, bem como, a qualidade artística, a linguagem e a técnica.

Mediante a premiação, a CNBB quer proporcionar um espaço de diálogo com a sociedade e com os profissionais da comunicação, além de promover a Educação para a Comunicação, em relação à produção cultural gerada pelas novas tecnologias.

A seriedade e a credibilidade que caracterizam as premiações atraíram inscrições renomadas de diretores e produtores da arte de fazer comunicação.

Com isso os prêmios passaram a significar uma consagração aos agraciados, conferindo credibilidade profissional e social.

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