Neste final de semana, 10 a 12 de fevereiro, estiveram reunidos em Bacabal (MA), representantes de 10 dioceses do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), juntamente com as coordenações regionais das Pastorais Sociais e os bispos dom Sebastião Lima Duarte, de Viana, e dom Enemésio Ângelo Lazzaris, de Balsas, responsáveis pelas Pastorais Sociais do Regional, no total de 56 participantes.
O seminário aconteceu com a finalidade de estudar o Documento 91 da CNBB “Por uma reforma do Estado com participação democrática”, o Subsídio de estudo da 5ª Semana Social Brasileira, assim como o seu Instrumental Metodológico e planejar a realização da 5ª Semana Social Brasileira em âmbito Regional e de dioceses.
O Seminário contou com as assessorias do padre Nelito Dornelas, das Pastorais Sociais da CNBB, e do padre Jean Marie Van Damme, professor da Faculdade Católica do Maranhão e assessor do Regional Nordeste 5.
A metodologia do seminário foi construída a partir do levantamento da realidade social, econômica, cultural e eclesial do Maranhão e suas relações com o Estado, bem como os desafios à ação evangelizadora da Igreja Maranhense.
Foram apresentadas as inúmeras iniciativas promovidas pela Igreja do Maranhão, que, historicamente, tem se colocado em sintonia com os clamores do povo. Trata-se de uma Igreja presente e atuante junto às comunidades quilombolas, os povos indígenas e as populações vitimadas pelos grandes projetos de exploração econômica e excluídas dos benefícios sociais no campo e nas cidades. Uma das ações de destaque no Regional tem sido o Tribunal do Judiciário que tem procurado ouvir as vitimas do poder judiciário naquela região.
Além do estudo dos subsídios e do aprofundamento na Doutrina Social da Igreja, também foram discutidas a levantadas pistas de ação para os planejamentos diocesanos e dos eventos regionais na construção da 5ª Semana Social Brasileira, com a discussão oportuna e necessária sobre o Estado que temos e o Estado que queremos, motivados pela pergunta motivadora: Estado pra que e pra quem?
