Os jovens e os bispos: dioceses de todo o Brasil celebram o Dia Nacional da Juventude

Neste domingo, 27 de outubro, em todo o Brasil ocorreram celebrações do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em comunhão, os grupos das várias expressões juvenis estiveram reunidos em suas Igrejas Particulares para refletir, rezar, confraternizar e celebrar. Confira alguns destaques destas celebrações que contaram com a presença dos bispos.

Na arquidiocese de Salvador (BA), jovens das 101 paróquias participaram da Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Murilo Krieger, no Santuário Santa Dulce dos Pobres. Após a celebração eucarística, uma caminhada percorreu o mesmo trajeto que foi feito durante o traslado do corpo de Irmã Dulce, em 1992, quando ela foi levada do Santuário até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde a Santa foi sepultada.  O trajeto foi animado pelos cantores católicos Ramon Brito e Patrícia Ribeiro, em um trio elétrico.

Na diocese de São João Del Rei (MG), o DNJ foi realizado na paróquia de São João Bosco. Durante a preparação para o evento, os grupos de várias expressões juvenis movimentaram as redes sociais para confirmar suas presenças. No sábado, 26, houve vigília e no domingo a programação principal com shows, oficinas, mesas redondas sobre o tema políticas públicas e a missa de envio, presidida pelo bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento.

 

Na diocese de Guaxupé (MG), o DNJ tomou como inspiração o tema do Mês Missionário Extraordinário “Batizados e enviados”. Na parte da manhã, as atividades foram divididas em dois locais a partir dos setores diocesanos: a catedral Nossa Senhora das Dores (foto à direita) e a paróquia São José Operário.

Na arquidiocese de Belo Horizonte, as celebrações nas regiões episcopais ocorreram nos dias 26 e 27 de outubro. Ainda tem evento marcado para o dia 17 de novembro. Neste final de semana, na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) a Arena Mundo Novo, em Venda Nova (MG), recebeu os jovens com momentos culturais e foi o local da Missa presidida pelo bispo auxiliar dom Edson Oriolo, referencial da Região.

Na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), as atividades foram no Santuário arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Contagem (MG), no domingo. Na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), também no domingo, o Colégio Santa Maria Minas, em Nova Suíça (MG), sediou momentos de oração e atividades culturais.

A diocese de Cachoeira do Sul (RS) escolheu como tema do DNJ deste ano “Ele vive e quer-te vivo” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10, 11). O evento foi realizado em Santana da Boa Vista (RS).

No Rio de Janeiro, o DNJ em Rio das Ostras (RJ) teve como tema “Eu vim para que todos tenham vida” e foi realizado pela paróquia de São Jorge das Missões, na diocese de Nova Friburgo (RJ).

A arquidiocese de Niterói (RJ) realizou as atividades do DNJ em Saquarema (RJ) e escolheu como tema “Largai isso e vinde conosco atrás do amor”. O evento teve show com Missionário Shalom e outras atrações. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Francisco Rezende Dias e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

Em Santo André, a celebração foi na tarde de domingo, na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição. O bispo diocesano, dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a missa durante o evento.

A paróquia Nossa Senhora da Conceição recebeu a juventude da diocese de Registro (SP). Vários padres estiveram presentes junto com o assessor diocesano das Juventudes, padre Thiago Ouriques, o bispo emérito, dom José Luiz Bertanha, e o bispo diocesano, dom Manoel dos Santos Junior. O evento contou com a assessoria dos seminaristas Ricky, Danilo, Rafael e Douglas, além da animação dos músicos e cantores da paróquia local, liderados por Fabrício Oliveira. Confira as fotos:

A Paroquia Nossa Senhora da Conceição recebeu a juventude de nossa Diocese, neste Dia Nacional da Juventude. Vários…

Posted by Diocese de Registro on Monday, October 28, 2019

O DNJ na diocese de Bauru (SP) foi realizado no Colégio São José com palestra, músicas, louvor, dinâmicas, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa. O bispo diocesano, dom Rubens Sevilha, esteve presente durante o evento.

View this post on Instagram

Domingo mais que abençoado!!!!

A post shared by Ana Maria Monteiro (@anamariamonteiro74) on

Em Cajazeiras (PB), o bispo diocesano, dom Francisco de Sales Alencar Batista, presidiu a Missa no Dia Nacional da Juventude da Forania de Cajazeiras. O encontro aconteceu na cidade de Carrapateira e contou com a presença de caravanas das diversas paróquias da Forania. Dom Francisco Sales disse em sua homilia que “guardar a fé significa fidelidade à Deus e fidelidade à Igreja”.

 

 

Os jovens da diocese de Campina Grande (PB) se reuniram neste domingo para momentos de louvor, palestra Youcat, adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentação de dança, Missa presidida por dom Dulcênio Fontes de Matos, show católico com Davidson Silva e Abner Santos e workshops. Saiba mais.

 

 

Louvor, animação, missa e bate papo foram as principais atividades do DNJ na diocese de Juazeiro (BA). O evento ocorreu no Colégio Paulo VI e teve a presença do bispo, dom Alberto Breis Pereira.

 

 

 

Na diocese de Ruy Barbosa (BA), a celebração eucarística, ponto ápice do Dia Nacional da Juventude (DNJ), foi presidida pelo padre Antônio Pintado, pároco da Catedral de Ruy Barbosa, e concelebrada por vários padres da diocese. Foi um momento de celebração e reflexão, trazendo presente a temática sobre as políticas públicas.

 

 

A diocese de São Luís de Montes Belos (GO) celebrou o DNJ nas cinco regiões diocesanas e foi motivada pelo bispo, dom Carmelo Scampa, a tratar “de forma criativa” do tema “Juventude e políticas públicas”, relembrando as propostas da Campanha da Fraternidade deste ano. Segundo o bispo este foi momento de somar forças para que as comunidades despertem para o serviço verdadeiramente social e na consciência de que “os sonhos das juventudes são pilar fundamental para despertar aqueles que não querem caminhar ou caminham mal”.

 

A paróquia São João Evangelista, em Pinheiros (ES) foi o local escolhido para as principais atividades do DNJ da diocese de São Mateus (ES). O evento teve caminhada pelas ruas da cidade, momentos de oração, reflexão, oficinas, adoração ao Santíssimo Sacramento e a missa presidida pelo bispo dom Paulo Bosi Dal’bo.

Veja as fotos:

Posted by Diocese de São Mateus on Monday, October 28, 2019

 

A diocese de Bom Jesus da Lapa também contou com uma bonita celebração neste final de semana.

View this post on Instagram

"EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E TENHAM VIDA EM ABUNDÂNCIA!" . . É a afirmação de Jesus cristo que nos diz que ele é o pastor e nós suas ovelhas! Ser pastor é ser um guia responsável em cuidar, alimentar e conduzir nos caminhos que sejam prósperos à vida. Cuidar da vida é a boa nova de Jesus e a nossa responsabilidade enquanto cristãos é protegê-la de forma integral, o que significa que a nossa casa comum, o planeta, vem sendo gravemente ferido, precisando de cuidado e respeito, pois é dessa casa que gera vida para que a tenhamos abundantemente. Por isso, Cuidar da vida em tempos de mortes estruturais, é romper com sistema e civilizar o amor e ainda dá tempo, porque é tempo das flores, do pequi, da manga, do caju. É tempo de florir os imbus que era seco o pé, é tempo de ser, é tempo! Nesse tempo, o sol se abriu sorrindo para colorir o dia 27 de Outubro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da diocese de Bom Jesus da Lapa, e a mensagem de Jesus veio pelas águas da vida do Rio Formoso (Jaborandi – Bahia), pelas mãos de um jovem que acredita em um mundo onde as pessoas possam viver com dignidade humana, respeitando a sua casa comum! . . "Juventude rosto de Deus!" . Fotos: Amanda Alves (@amanda.alves.nanda) ❤️🙏✊🏻🤝🌵 #DNJ2019 #JABORANDI #PARÓQUIASANTOANTÔNIO #GRATIDÃO #PJMP #PJMPNACIONAL #PJMPBAHIA #PJMPLAPA #LUTA #RESISTÊNCIA #TERNURA #MEIOPOPULAR #JUVENTUDE #CAMINHADA #DIOCESELAPA

A post shared by PJMP LAPA (@pjmplapa) on

A arquidiocese de Santa Maria (RS) adiou o DNJ por questões de segurança, uma vez que o período chuvoso poderia comprometer a segurança do evento, até então marcado em local aberto.

Fotos: reprodução redes sociais

Tags:

leia também