Um grupo de 25 padres da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos) esteve, na semana passada, reunido na capital de São Paulo para o encontro anual de estudos e reflexão sobre a missão e o carisma scalabriniano.
Os missionários Scalabrinianos têm como carisma e missão acompanhar pastoralmente os imigrantes e emigrantes, refugiados, itinerantes, marítimos e deportados que abrangem todo o campo relacionado à mobilidade humana.
O encontro reuniu jovens sacerdotes do Brasil, Peru, Argentina e Paraguai, e contou com a presença dos provinciais de São José (Bolívia, Chile e Argentina), padre Agacir Munhak, e o provincial de São Pedro (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraguai) , padre Adilson Pedro Busin.
“Este ano temos como tema de estudo ‘a comunidade e a evangelização. E este encontro é uma grande oportunidade para refletirmos sobre como estamos vivendo nossa vida em comunidade, os desafios que sempre aparecem e, sobretudo, é também perceber a riqueza da vida comunitária, quando temos a chance de conviver com padres de nacionalidades diferentes, com culturas, costumes e valores diferentes e estamos abertos para aceitar essas diferenças” disse o animador vocacional da Província de São Paulo, padre Paulo Caovila.
Durante a semana, os jovens missionários conheceram algumas obras coordenadas pela Congregação em São Paulo e na Baixada Santista. Em São Paulo, visitaram a Casa do Migrante, o Centro de Estudos sobre Migração e o orfanato, que atende cerca de 200 crianças e adolescentes.
Em Santos, conheceram o trabalho da Missão Stella Maris, coordenada pelo padre Samuel Fonseca, onde funciona uma casa de atendimento e acolhimento aos trabalhadores marítimos e pescadores. Ainda na Baixada Santista, em Guarujá, a Congregação administra a paróquia Nossa Senhora das Graças, que conta com o trabalho dos padres Jean Jacky Genestè (haitiano), Ricardo José Guesser e Claudino Balen (brasileiros).
O encontro começou no dia 31 de janeiro e terminou no último dia 5.
Últim atualização: 11/02/11 às 10h05