O papa Bento XVI expressou nesta quarta-feira, 13, sua solidariedade às vítimas do terremoto do Haiti, ocorrido na noite do dia 12 (horário de Brasília) e fez uma chamada “à generosidade” a comunidade internacional para que se mobilize imediatamente, “para que não falte ajuda a estes irmãos e irmãs que vivem um momento de necessidade e de dor”.
O pontífice fez este pronunciamento diante de 9 mil fiéis que assistiram no Vaticano à audiência pública das quartas-feiras, onde qualificou a situação no Haiti por causa do terremoto ocorrido na terça-feira como “dramática”.
“Faço uma chamada perante a dramática situação em que se encontra o Haiti. Meu pensamento está com a população tão duramente atingida pelo devastador terremoto ocorrido há algumas horas e que causou graves perdas de vidas e um grande número de desabrigados e desaparecidos, assim como ingentes danos materiais”, disse o papa.
Bento XVI convidou os fiéis a se unir a ele para rezar pelas vítimas da catástrofe e pelos que choram seus entes queridos que morreram, e expressou sua solidariedade aos que perderam suas casas e a todas as pessoas atingidas por “esta grave calamidade”, implorando a Deus consolo para seu sofrimento.
“Faço uma chamada à generosidade de todos, para que não falte a estes irmãos e irmãs que vivem um momento de necessidade e de dor nossa concreta solidariedade e o apoio efetivo da comunidade internacional”, disse.
“A Igreja Católica se mobiliza imediatamente para, através de suas instituições de caridade, atenuar as necessidades mais imediatas da população”, ressaltou o pontífice.