O Papa Bento XVI, durante a audiência concedida aos participantes da Plenária da Congregação para o Clero, quinta-feira, 16, convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. A abertura do Ano Jubilar Sacerdotal será no próximo mês de junho, dia 19, festa do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do Clero. O encerramento do ano será no Encontro Mundial Sacerdotal, na praça de São Pedro, em Roma, em junho de 2010.
Com o tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, o Papa quer promover a espiritualidade sacerdotal e ajudar os sacerdotes a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Durante este ano sacerdotal deverá ser publicado um Diretório para os confessores e diretores espirituais, bem como um resgate dos textos do Sumo Pontífice Bento XVI, sobre a vida e o ministério dos presbíteros numa perspectiva missionária.