Pascom Sul 1 realiza Encontro Regional de Comunicação

Durante reunião realizada na sede do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), no dia 27 de agosto, foram divulgados o cartaz, a programação e outros detalhes sobre a 18ª edição do Encontro Regional de Comunicação. Destinado aos agentes de comunicação e profissionais da mídia católica das arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo, o encontro terá como tema “Mídias Digitais: desafios e possibilidades para a evangelização”. Os assessores serão a professora Polyana Ferrari da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em mídias digitais e o padre Gildásio Mendes dos Santos, salesiano, de Campo Grande, com especialização no uso das mídias digitais na evangelização.

Para esta edição do Encontro de Comunicação, padre Gildásio propôs uma dinâmica diferente. Ele irá trabalhar com “cases” nos diversos segmentos pastorais, que representem o uso e o impacto nas mídias digitais e nas redes sociais. Segundo padre Gildásio, a metodologia de trabalho será uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito nas comunidades e lançar um olhar sobre cada um para relevar os desafios e apresentar propostas práticas. Participantes irão apresentar cases com temas como Pastoral Vocacional, Catequese, formação de lideranças, Liturgia, Juventude, entre outros, que serão analisados e servirão de exemplos concretos de utilização dos meios para a evangelização.

Outro atrativo será a Noite Cultural, na qual os participantes irão conhecer o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Mosteiro de São Bento, que ficarão abertos, exclusivamente, para receber o grupo.

De acordo com a coordenadora regional, irmã Maria Celeste Ghislandi, o objetivo do encontro é mostrar o fenômeno das mídias digitais e seu impacto na sociedade e na evangelização. “Além disso, o evento se propõe em reunir agentes da pastoral da Comunicação e profissionais da área da comunicação em geral”. A coordenadora destaca ainda que o encontro pretende não só informar, mas “oferecer pistas e apoio para que as novas tecnologias virtuais sejam utilizadas na pastoral como forças integradoras para a formação, comunhão e comunicação da vida e ação da Igreja”, concluiu irmã Maria Celeste.

Tags: