Todas as 18 dioceses do Paraná estiveram representadas no Encontro Regional das Pastorais Sociais que se realizou de 18 a 20 de maio, em Maringá (PR). Segundo os organizadores, o encontro superou as expectativas, com a presença de 130 coordenadores diocesanos de Pastorais Sociais, como também no comprometimento, entusiasmo e alegria de todos.
O encontro iniciou com uma análise de conjuntura, tendo presente os desafios que esse contexto traz para a pastoral. Os representantes se reuniram em grupos para refletir sobre as conquistas, fragilidades e perspectivas de cada uma das 21 pastorais e organismos presentes.
Durante o encontro, o assessor da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, falou sobre a caminhada das Pastorais Sociais no Brasil. O encontro também serviu para articulação da Semana Social no Regional Sul 2: ficou definido que o evento deve acontecer nas dioceses até o final de 2012.
Antes da conclusão do encontro foi escolhida, por aclamação, a equipe que coordenará os trabalhos no regional em comunhão com o secretário executivo, padre Mário Spaki. Envolto em um clima de amizade, de festa, apresentações artísticas, o encontro – no entender de todos – significou um passo importantíssimo para as Pastorais Sociais do Paraná.
