Pastoral Carcerária elege nova coordenação nacional para os próximos quatro anos

No domingo, 28, a Pastoral Carcerária (PCr), reunida em Assembleia Nacional na Chácara Manacá, em Samambaia, cidade satélite de Brasília (DF), elegeu sua nova coordenação. Padre Valdir João da Silveira, que estava na função desde 2009, quando padre Gunther Alois Zgubic renunciou ao mandato, foi reeleito para os próximos quatro anos 2011-2014; o coordenador eleito sugeriu irmã Petra Pfaller (religiosa das Irmãs Missionárias de Cristo) para ser a vice-coordenadora. A medida teve o apoio da Assembleia., conforme o Estatuto da  PCr. Para coordenar a área da mulher presa, a Assembleia Nacional escolheu a missionária leiga Heidi Ann Cerneka, que já se ocupava desta tarefa no mandato anterior.

Logo após a eleição, padre Valdir agradeceu aos presentes pela confiança e propôs criar comissões e assessorias específicas de trabalho, entre elas: jurídica, de saúde, de combate à tortura, de catequese e outras.

Para compor a coordenação ampliada da Pastoral Carcerária no Brasil, os coordenadores das macrorregiões também foram escolhidos pelos coordenadores estaduais durante a Assembleia Nacional.

O encontro, que teve início na sexta-feira, 26, pautou dois temas principais: como ampliar o número de agentes voluntários para a PCr e como desenvolver a catequese no cárcere com as pessoas privadas de liberdade.

Estiveram na Assembleia o bispo da Cidade de Goiás e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética, dom Eugênio Rixen; o presidente da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz, da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini e irmã Magnólia Santos (secretária).

Tags: