Pastoral da Mobilidade Humana participa de encontro do CELAM

Com o objetivo de elaborar um plano conjunto entre o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e o Secretariado Latino-americano e Caribenho da Cáritas, para a Pastoral da Mobilidade Humana, o Departamento de Justiça e Solidariedade (DEJUSOL) do CELAM, convidou a secretária executiva e alguns membros da equipe de apoio da Pastoral da Mobilidade Humana a participar do Encontro de Planejamento para o quadriênio 2011-2015, realizado de 19 a 21, em Lima, Peru.

Pelo Brasil, estiveram presentes: Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva, e Fernando dos Santos, coordenador administrativo financeiro, ambos da Cáritas Nacional, e irmã Rosita Milesi, da Pastoral da Mobilidade Humana.

Participaram do Encontro: o novo secretário geral da Cáritas Internationalis, Michel Roy e dois de seus assessores, Martina Liebsch e Jacob Winter; o monsenhor Pedro Barreto, presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), e o padre Pedro Hughs, novo secretário executivo deste Departamento; irmã Ligia Ruiz, secretária-executiva para a Pastoral da Mobilidade Humana do DEJUSOL/CELAM.

“Este encontro e o planejamento conjunto pensado e articulado entre as entidades é uma expressão do desejo das duas instituições, CELAM e SELACC de desenvolver um trabalho onde as forças de ação se somam e onde se possa, acima de tudo, atuar de modo mais eficaz pastoral, sem duplicar eventos ou iniciativas”, destacou irmã Rosita Milesi.

Segundo a irmã, a Cáritas atua em quatro eixos Pastorais: 1. A vida institucional; 2. Emergência e Cuidados da Criação; 3. Desenvolvimento Humano e Solidariedade Integral; 4. Dignidade, Direitos Humanos e Paz; além do eixo Transversal “Equidade entre homens e mulheres”.

O eixo “Dignidade, Direitos Humanos e Paz” contempla a Migração e o Tráfico de Pessoas, espaço comum de atuação com a Pastoral da Mobilidade Humana do CELAM. Vários projetos e atividades conjuntas estão previstas, como vistas à defesa dos direitos humanos, o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Migrantes, bem como realização de eventos para debate e reflexão da temática relativa à migração, as causas que a provocam, as violações de direitos e a exploração dos migrantes. A Pastoral da Mobilidade Humana do CELAM confirmou, ainda, os projetos de revisão e atualização da Guia Pastoral e o da elaboração de uma Carta Pastoral para as Américas.

Tags: