“Epidemia das drogas: uma doença social” é o tema do Encontro de Formação que a diocese de São José do Rio Preto (SP) promove, na próxima segunda-feira, 21, no Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha.
O palestrante será o oficial da reserva da Polícia Militar do estado de São Paulo, tenente Orlando de Lima. A palestra é motivacional; trabalha a auto-estima, programação neurolinguística, expressão verbal, relacionamento interpessoal e prevenção ao uso das drogas (lícitas e ilícitas).
O tenente Orlando coordena o programa “Ação Semear”, que tem por objetivo promover palestras interativas de prevenção ao uso de drogas lícitas (como álcool e tabaco), e ilícitas (maconha, cocaína e crack, entre outras).
Na diocese de São José do Rio Preto existem mais de 20 núcleos da Pastoral da Sobriedade atuando na região. Os voluntários, nas paróquias onde residem, recebem formação e são acompanhados pelo casal Daniel e Maria Stefanini, coordenadores diocesanos da Pastoral da Sobriedade.
O tenente Orlando reconhece que o trabalho de conscientização não é fácil, mas afirma que as conquistas são expressivas. “Os resultados positivos deste trabalho são uma vitória não somente para nós, idealizadores e colaboradores do projeto, mas também daqueles que receberam nossa ‘mensagem’ e se tornaram multiplicadores; tendo cada vez mais consciência de seu papel na sociedade”, destacou o oficial da reserva.
