Pastoral do Turismo amplia sua presença no Brasil

A partir do próximo dia 26, a Arquidiocese de Aparecida (SP), vai ampliar sua atuação pastoral com a implantação da Pastoral do Turismo durante um encontro no Centro Arquidiocesano de Pastoral.

Divulgação

A Pastur também será implantada em outras duas cidades no mês de setembro. Em Maringá (PR), a acolhida será com um seminário dia 9. Já em Vitória (ES), toda a cúria e agentes paroquiais se reunirão também em um seminário entre os dias 13 e 15.

Desde 2014, quando a Pastoral do Turismo iniciou uma nova fase de ação evangelizadora, uma rede foi sendo construída por todo o país para evangelizar o mundo do turismo através do Turismo Religioso e Cultural, do Turismo de Base Comunitária, da formação de agentes e da ação profética, em parceria com as outras pastorais sociais que tangenciam com o turismo, como as pastorais do Menor, da Mulher Marginalizada e dos Migrantes.

Depois de ser implantada em arquidioceses Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) e em paróquias de cidades como Caldas Novas (GO), Castelo (ES) e Belém do Pará, a Pastur seguiu ampliando a sua presença por todo o Brasil.

Em junho, a arquidiocese de Cuiabá (MT) acolheu a iniciativa de um grupo de leigos e criou um núcleo da pastoral. Mais um para o regional centro-oeste. No mês seguinte, foi a vez das cidades de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte e Curuçá, no Pará.

Segundo o assessor nacional da Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Manoel de Oliveira Filho, na cidade de Santa Cruz (RN) a pastoral foi implantada no Santuário de Santa Rita, que pertence à arquidiocese de Natal e onde está a maior imagem da santa da América Latina, com 56 metros de altura.

“O pároco local, Padre Vicente Neto, mobilizou as forças vivas da cidade de Santa Cruz e implantou a Pastur de forma inclusiva e dialógica, envolvendo governo municipal, empresários, sindicatos e profissionais do turismo para desperta a consciência da cidade para uma pratica de turismo que leve, de fato, desenvolvimento integral para todos”.

Segundo o padre, em Curuçá (PA), a pastoral foi implantada pela Pastur do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém. O convite foi feito pelo Frei Estanislaw que deseja ampliar a ação evangelizadora da paróquia através da Pastoral do Turismo.

Em agosto, Manaus (AM) vai receber mais um núcleo da pastoral. Dessa vez a implantação será na paróquia dos Frades Capuchinhos da paróquia de São Sebastião Mártir e São Francisco. A arquidiocese já tem um núcleo da Pastur e fez a primeira implantação em uma paróquia da cidade.

“O objetivo é implementar um roteiro de Turismo Religioso no Centro Histórico manauara que gere evangelização e promoção humana naquela região da cidade”, ressalta padre Manoel.

Tags: