Pastoral do Turismo Nacional cria roteiro internacional

Combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e propor alternativas de sustentabilidade é o objetivo dos “Caminhos da Fé”, roteiro Internacional de Turismo Religioso que está sendo criado pela Pastoral do Turismo, abrangendo Corumbá e Ladário, MS e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, envolvendo lideranças religiosas e autoridades locais.

Evangelizar com novos métodos divulgando os atrativos religiosos locais e a riqueza natural e cultural da região do Pantanal brasileiro e boliviano é um dos objetivos dessa proposta, centrada no desenvolvimento sustentável. Em território boliviano, além da riqueza cultural dos povos autóctones, o roteiro contemplará um número significativo de Reduções Jesuíticas com seu legado imensurável.

O trabalho está em andamento com visitas técnicas e de capacitação das pessoas envolvidas no receptivo dos peregrinos. Tal tarefa compreende no envolvimento da Igreja em cada local, Secretarias de Turismo, comerciantes, setor de hospedagem, prestadores de serviço, produção de artesanato e outros. Seu lançamento está previsto para agosto próximo.

Outro objetivo a ser conquistado é a redução da prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes, muito comum na região, devido ao turismo predatório de pesca e turismo sexual que acontece na região pantaneira. O Turismo Religioso apresenta um novo conceito de se fazer turismo na região, mesclando o lazer e destacando a dimensão da peregrinação no percurso envolvido. Em Ladário encontra-se o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que reúne milhares de pessoas de todo o Estado, em Corumbá está em processo a construção do Santuário Nossa Senhora do Pantanal e, nas cidades bolivianas envolvidas, as Reduções Jesuíticas e a riqueza cultural daquele povo.

Padre Carlos Alberto Chiquim
Coordenador Nacional da pastoral do Turismo

Tags: