Pastoral do Turismo realizou 5º Encontro Nacional

Como tema Pastoral do Turismo e o Cuidado com o Patrimônio Cultural e Religioso, aconteceu o 5º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, entre os dias 09 a 11 de novembro, em Belém do Pará.

Os cerca de 100 participantes vindos de várias regiões do Brasil foram acolhidos na Casa de Plácido que é o centro de eventos da Basílica Santuário de Nazaré para assistirem palestras sobre vários assuntos e experiências ligados ao tema principal.

Da Bahia, o professor Dirson Argolo, professor da Universidade Federal da Bahia e restaurador, falou sobre o processo de restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana; de Minas Gerais, o professor Josimar Azevedo falou sobre a implantação do CRER – Caminho Religioso da Estrada Real – e a inserção de jovens no processo de difusão cultural em vista da preservação patrimonial, além de palestra sobre o tombamento do Círio de Nazaré como patrimônio imaterial do Brasil e sobre a relação da Pastoral do Turismo e a Preservação do Patrimônio, feita pelo Padre Rafael Santana, da Arquidiocese de Niterói.

Oficinas, partilhas de experiências da Pastur em vários lugares do Brasil e momentos celebrativos e culturais, deram ao encontro uma dinâmica nova.

Para o bispo auxiliar de Belém (PA) e referencial da Pastur, dom Irineu Roman, o 5º Encontro Nacional mostrou a força da Pastur como instrumento de evangelização, na construção da Cultura do Encontro, conforme nos pede o Papa Francisco.

Na Missa de Encerramento, celebrada na Catedral Metropolitana de Belém e  presidida por Dom Irineu Roman, foi apresentada a sede do encontro em 2019. Salvador da Bahia receberá os membros da Pastur de todo o Brasil em agosto de 2019, não apenas para o Encontro Nacional, mas para o 2º Congresso Latino Americano da Pastur que englobará o 6º Encontro Nacional da Pastur e o 2º Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.

Tags: