Pastoral Familiar dá início à preparação do XVII Congresso Nacional com missa de envio

Centenas de integrantes da Pastoral Familiar da Paraíba, ligados ao Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), participaram, no último domingo, 29, da missa de envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. O evento está agendado para o mês de setembro de 2025 e será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). O Congresso terá como tema “Família, peregrina da esperança” e lema “Um só coração e uma só alma” (At 4,32), em sintonia com o Jubileu 2025.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. Durante a homilia, o prelado destacou a importância de fortalecer os valores familiares diante do mundo contemporâneo, que muitas vezes são postos à prova. “Deus é família. Uma família trinitária, Pai, Filho e Espírito Santo, uma família de amor”, disse. Além disso, dom Manoel abordou o desafio de organizar um congresso de tamanha relevância. O evento reunirá líderes religiosos, especialistas e famílias de todas as regiões do Brasil para compartilhar experiências, desafios e soluções.

“A organização do congresso já está em pleno andamento, com a Arquidiocese da Paraíba liderando esse esforço louvável”, avaliou o Milton Morais, vice-coordenador nacional da Pastoral Familiar ao lado de sua esposa Lourdes. “Este evento tem potencial para impactar positivamente não apenas a comunidade católica, mas toda a sociedade, reafirmando a importância da família como base sólida e vital para um mundo melhor”, completou ela.

Durante a celebração, foi realizada a entrega das pastas de serviços aos coordenadores das equipes que estão atuando na organização do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. “Foi o início de uma jornada de trabalho no qual a Pastoral Familiar contribui para a evangelização de outras famílias. O futuro passa pela família. Agradecemos a todos pelo sim que deram diante do trabalho a realização deste congresso”, destacou o casal coordenador arquidiocesano, Adauto e Rosirene.

Identidade visual

A missa de envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar também foi marcada pelo lançamento da identidade oficial do evento. A arte criada por Luciano Barros fará parte de todas as peças oficiais e estará presentes nas ações alusivas ao congresso.

De acordo com o autor, a identidade visual do evento foi pensada para retratar a história e a beleza da cidade de João Pessoa, incluindo os habitantes e os traços arquitetônicos. Destaque para a representação doo rio Sanhauá, onde nasceu o homem que dá nome à capital paraibana, e que é sinônimo de vida por garantir o sustento de muitas famílias ribeirinhas.

A arte também evidencia o Convento São Francisco e o Cruzeiro que são patrimônios histórico-artístico e religioso, sendo este último considerado “o maior monumento no estilo barroco da América Latina”. Ainda aparece na identidade visual do congresso o famoso Hotel Globo conhecido por sua localização geográfica privilegiada que permite um das mais belas vistas de João Pessoa.

As cores presentes na marca remetem aos cinco continentes – Ásia, África, Europa, América e Oceania – e também significam o colorido das famílias missionárias, peregrinas da esperança que trazem suas culturas e suas histórias.

“É o momento de nos unirmos em ‘um só coração e uma só alma’ para propagarmos a paz no mundo. E como não poderia deixar de ser, a família, berço de nossa vida e sinal de unidade. Um porto seguro para que possamos crescer e continuar transformando a nossa sociedade”, afirmou Luciano Barros.

 

Com Portal Vida e Família e Arquidiocese da Paraíba

Tags:

leia também