A Pastoral Nacional do Povo da Rua participou do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua, instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23 de dezembro. O Comitê tem representação de nove Ministérios, cinco representantes do Movimento Nacional da População de Rua e quatro representantes de entidades não governamentais.
No dia 24 de dezembro também foi instituído, pelo ministro José Gomes Temporão o Comitê Técnico de Saúde para a população em situação de rua, onde a Pastoral Nacional ocupará duas vagas. Ambas, conquistas foram fruto do trabalho assumido nestes anos e garantirão direitos e cidadania para a população de rua no país.
Os catadores de material reciclável vêem seu trabalho ameaçado pela nova proposta de incineração do lixo que está sendo assumida em vários municípios do país. A incineração do lixo é uma prática poluente, existente na Europa, que elimina a prática da reciclagem e incentiva o consumo desenfreado. Operada por empresas transnacionais, atualmente ameaçadas de extinção buscam novos locais para manterem seus contratos bilionários. Infelizmente o Brasil está já fechando contratos colocando em risco, não somente o trabalho desta categoria de trabalhadores como também favorecendo a poluição ambiental.