Pastoral Universitária da Venezuela e Setor Universidades da CNBB trocam experiências

O assessor da Pastoral Universitária da Venezuela, padre Leonardo Marius, visitou o Brasil para conhecer e trocar experiências entre as Pastorais, tanto a venezuelana quanto a brasileira.

O padre se encontrou em São Paulo, ontem, 7, com o bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Benes e com a assessora do Setor, irmã Maria Eugênia Llori Aguado.

Segundo a assessora, durante a conversa o padre Leonardo Marius apontou alguns desafios comuns também no Brasil. “A dificuldade de ter padres preparados: os seminários preparam para o trabalho nas paróquias e quando vão para a universidade não há uma compreensão do que significa a evangelização neste meio querendo levar o esquema e estrutura paroquial para dentro da universidade”, afirmou padre Leonardo.

conversa_com_Pe._Marius_004Uma das características desta Pastoral Universitária é a grande mobilidade e pouco tempo que os alunos dispõem. “São esses dados que marcam a nossa forma de agir”, destacou dom Eduardo, que completou. “Temos que fortalecer a ação com os professores, como o padre Leonardo nos mostrou. Desse modo o processo corre naturalmente, pois atuamos com os docentes, e eles, sua vez, acompanharão aos jovens. Por isso nossas Pastorais precisam de leigos amadurecidos na fé que acompanhem seus alunos”.

O padre Leonardo Marius presenteou dom Eduardo Benes e a irmã Maria Eugênia com três subsídios criados pela Pastoral Universitária de Venezuela.

Jornada Mundial da Juventude

conversa_com_Pe._Marius_002Tanto o Setor Universidades da CNBB como a Pastoral Universitária da Venezuela irão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, de 16 a 21 de agosto de 2011. Ambas [Setor Universidades e Pastoral Universitária da Venezuela] escolheram a dioceses de Granada para participar da pré-Jornada por isso um dos encaminhamentos desta conversa foi lançar o convite para as outras PUs latinoamericanas para ter um encontro em Granada. Nesta semana serão mandadas as cartas-convites para as outras Conferências na expectativa de que possam se encontrar em Granada, Espanha.

“Estes são os primeiros passos realizados na busca de comunhão e de estar trabalhando em conjunto. Agradecemos a Deus este encontro que anima nosso trabalho ao perceber que são similares as nossas lutas e que o Espírito nos abrirá e possibilitará os caminhos da comunhão”, ressaltou a irmã Maria Eugênia.

Tags: