A Pastoral Universitária (PU) das dioceses de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e a Pro-reitoria de Integração-PROIN da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) realizaram com êxito uma Mesa Redonda com o Tema: Água é Vida, e o Lema: A morte do Rio São Francisco é a morte do seu povo, no último dia 16, no Auditório da Biblioteca na UNIVASF Centro Petrolina (PE).
Os palestrantes: o bispo de Barra (BA) dom Luis Cappio, e o diretor do CRAD/UNIVASF, professor José Alves Filho, expuseram com muita propriedade a temática. Ambos destacaram a importância do Rio São Francisco para a sobrevivência das inúmeras espécies que vivem em seu entorno, como também, apontaram o quadro agravante de degradação do Rio. Diante disso, frisaram que torna-se urgente uma mobilização em conjunto nos diversos segmentos da sociedade em busca de reverter este quadro.
Um grupo de estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) apresentou uma campanha de combate ao agrotóxico, que também contamina o rio. Por último, Roberto Malvézio (Gogó) levantou a proposta da criação de um Banco de Reciclagem do lixo de material eletrônico na UNIVASF. A Mesa Redonda contou com a participação de professores e alunos da UNIVASF, UNEB e UPE, de padres, religiosas e demais participantes da sociedade civil. O encontro aconteceu no dai 16 de agosto.
