“Permanecei no meu amor e dareis muitos frutos” Jo 15, 5-9

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Neste domingo, Solenidade da Ascensão, inicia a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos países do Sul. O texto foi refletido e preparado pela comunidade monástica de Grandchamp, com o apoio do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição  do Conselho Mundial de Igrejas Cristãs.

O tema,  do Evangelho de São João, nos leva ao indicativo de permanecer no amor de Cristo para dar frutos abundantes;  neste caso, a oração contemplativa, compartilhada pelas irmãs de Grandchamp, expressa uma comunhão profunda com o Senhor Jesus, premissa necessária para frutificar e comunicar amor para toda a humanidade.

A oração sacerdotal de Jesus, no Cenáculo com os apóstolos,  revela a fecundida da prece “Que todos sejam um”, mostrando que a comunhão garante credibilidade e fecundidade à missão. Nestes tempos difíceis para o ecumenismo, em que intolerância e fanatismo religioso e a teologia armada do domínio, impõe o medo e o ódio em muitos lugares do Brasil e do mundo, a Palavra do Mestre Divino nos convida uma vez mais para a união vital com

Ele para produzir frutos e fazer triunfar o perdão, a reconciliação e a paz. As Igrejas da Amazônia aprofundaram o tema, trabalhando,  também, o texto de Gênesis 2,15, onde se apresenta a vocação amorosa do homem e da mulher de cuidar da Criação e preservar a sua integridade. Permanecer no amor divino certamente nos dá um olhar de ternura e compaixão sobre a Terra e todas as criaturas, libertando-a da exaustão, desmatamento, poluição e destruição dos biomas.

É um gesto pequeno, e sem muita pretensão, mas, a partir desta edição da Semana de Oração para à Unidade dos Cristãos, todos os materiais e subsídios serão virtuais, não havendo mais consumo de papel e tinta, evitando o consumo irresponsável e desnecessário.

Só o amor constrói, liberta e nos leva com Cristo a ascender e passar de situações inumanas à plenitude de uma vida de inteireza e comunhão total com Deus, com a humanidade e a Criação. Que, neste Domingo, nos renovemos com o sonho do paraíso de um novo Céu e de uma nova Terra que inicia com a Páscoa de Jesus. Deus seja louvado!

 

 

Tags:

leia também