O Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, é sede do encontro Estadual de destinos de Turismo Religioso. O encontro aconteceu entre os dias 5 e 7 de dezembro, e teve como objetivo articular, discutir as destinações de turismo religioso no Paraná, a estrutura turística, e a evangelização nos santuários.
As políticas públicas e o planejamento do Turismo Religioso, como também o vínculo com a evangelização foram matérias de discussão. Os cases do Santuário de Aparecida, de Nossa Senhora do Rocio e de Nossa Senhora das Brotas evidenciaram o potencial atrativo e evangelizador dos santuários.
Para o secretario de turismo de Piraí do Sul, Marcelo Miró Cioffi, o evento auxilia na troca de experiência e divulgação dos destinos de turismo religioso. “A troca de experiências e o diálogo entre reitores de santuários, secretários de turismo, agências e outras pessoas envolvidas, é um momento de avaliação para prestar melhor os serviços turísticos”, salienta o secretário.
O diretor de administração e finanças da Paraná Turismo Antonio Devech ressaltou a importância do encontro. Segundo Devech, “o Turismo Religioso é um dos segmentos mais importantes que o Paraná possui”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional esteve presente por meio do padre Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul II (Paraná), e do padre Ademar de Oliveira Lins, assessor da Pastoral do Turismo Religioso que, em 2002, foi quem deu os primeiros passos nessa pastoral em âmbito de Paraná.
Durante o encontro, foi constituída uma equipe para coordenar os trabalhos e o próximo encontro será em Cascavel, dias 12 e 13 de março de 2013. Para a ocasião serão convidados todos os reitores de santuários do Estado do Paraná, que junto com os bispos da presidência do Regional traçarão circuitos de Turismo Religioso para interligar os santuários.
