Foi publicada, na quarta-feira, 6, a mensagem do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes para a Jornada Mundial do Turismo 2011, celebrada em 27 de setembro.
A mensagem intitulada “Turismo e aproximação das culturas” e assinada pelo presidente desse organismo vaticano, dom Antônio Maria Vegliò, e pelo secretário, Joseph Kalathiparambil, e sublinha “a importância que as viagens têm no encontro entre as diversas culturas do mundo”.
Deste modo o turismo se apresenta como “uma atividade que derruba as barreiras que separam as culturas e fomenta a tolerância, o respeito e a mútua compreensão. No nosso mundo, tantas vezes dividido, estes valores representam a base para um futuro mais pacífico”.
“Partindo de um conceito amplo de cultura que, além da história ou do patrimônio artístico e etnográfico, abarca os estilos de vida, as relações, as crenças e os valores, afirmamos não só a existência da diversidade cultural, mas também, na linha do Magistério da Igreja, a valorizamos como um fato positivo”, ressalta a mensagem.
Deve ser um objetivo primário da Pastoral do Turismo mostrar o verdadeiro significado de todo este acervo cultural, nascido à sombra da fé e para glória de Deus. Nesta linha, ressoam ainda as palavras do Beato João Paulo II dirigidas aos agentes de Pastoral do Turismo: “Vós contribuis para a educação do olhar que é um despertar da alma para as realidades do espírito, ajudando os visitantes a subirem até às fontes da fé que fez nascer estes edifícios e tornando visível a Igreja de pedras vivas que formam as comunidades cristãs”.
“É importante que apresentemos este patrimônio na sua autenticidade, mostrando-o na sua verdadeira natureza religiosa, inserindo-o no contexto litúrgico no qual nasceu e para o qual nasceu”, sublinha a nota.
A mensagem destaca ainda a necessidade de se promover o diálogo intercultural e utilizar o patrimônio cultural a serviço da evangelização, adotando iniciativas pastorais concretas.
A mensagem anuncia também a realização do 7º Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, em Cancún, no México, de 23 a 27 de abril de 2012. Este evento, organizado pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes em colaboração com a Conferência Episcopal Mexicana e a prelazia de Cancún-Chetumal.
