A primeira etapa da Escola Regional de Assessores da Juventude do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é realizada em Porto Alegre (RS), desde o dia 27. Participam do encontro, que prosseguirá até amanhã, 31, assessores da juventude que atuam nas 18 arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul, além de padres, religiosos, seminaristas, consagrados e interessados em ingressar no ministério da assessoria, um total de 60 pessoas.
Trata-se de uma iniciativa do Serviço de Evangelização da Juventude do regional Sul 3 em comunhão com arquidioceses e dioceses, a fim de contribuir para a formação de assessores adultos que acompanham grupos de jovens em seu processo de evangelização em diferentes espaços eclesiais.
De acordo com os organizadores, o evento propicia amplo processo de reflexão sobre o dinamismo de evangelização da juventude. É também um momento de construção e partilha de conhecimentos específicos sobre a dimensão do acompanhamento/assessoria das ações evangelizadoras da juventude.
Segundo bispo de Cruz Alta (RS) e referencial para a juventude no regional, dom Adelar Baruffi, “durante o encontro os participantes podem analisar aspectos relevantes dos principais eixos do contexto sociocultural atual; propor metodologias de evangelização juvenil a partir da pedagogia de Jesus Cristo; refletir sobre a realidade juvenil, sublinhando o cenário de Igreja na perspectiva juvenil; identificar a missão do assessor no espírito da unidade na diversidade; sensibilizar para o protagonismo juvenil; sistematizar conhecimentos, experiências e técnicas de acompanhamento juvenil; além de aprofundar as oito linhas de ação do Documento 85 da CNBB, que trata sobre a evangelização da juventude”.
As outras duas etapas da Escola de Assessores estão previstas para os meses de janeiro e julho de 2016.
Com informações e foto da diocese de Cruz Alta
