Termina nesta sexta-feira, 4, a primeira, das três etapas da 11ª Escola Vocacional, que está sendo realizada na cidade de Porto Alegre (RS). Com o objetivo de qualificar e sensibilizar os participantes para o trabalho do Serviço de Animação Vocacional, a Escola chega nesta edição trabalhando com os participantes o tema do cuidado com a vida.
De acordo com o um dos coordenadores do Serviço de Animação Vocacional (SAV), padre Eneias Carniel, a Escola visa “despertar novas lideranças e sensibilizar para a dimensão vocacional das pastorais”. Padre Carniel destaca também a intenção de proporcionar uma formação continuada aos que já atuam na animação vocacional. O padre acredita que a Escola é “um espaço motivador para todos os animadores vocacionais”, pois segundo ele criam um novo ardor missionário nos participantes.
Para Gilberto Alexandre da Luz, religioso da congregação Carmelita Descalço, e um dos participantes do curso, destaca a importância da Escola no aprofundamento do debate sobre temas que interferem no trabalho vocacional. Para ele o encontro ajuda a “refletir as problemáticas contemporâneas, o trabalho enquanto agentes”.
Já para a participante Neila Tejada de Almeida, leiga que atua na animação vocacional, “a experiência que todos têm para compartilhar faz do curso um momento muito especial de nossa caminhada. Podemos perceber que nossas inquietações são as mesmas”.
O encerramento da primeira etapa será com a missa de envio, celebrada pelo secretário executivo do Regional Sul 3, padre Tarcisio Rech, abordando o tema Memória da Animação Vocacional no Brasil.
A próxima etapa da Escola acontece entre os dias 25 e 29 de julho, e a etapa final está marcada para janeiro de 2012.