Arquidiocese, diocese e prelazia são instaladas e bispos tomam posse no Norte do Brasil

Na caminhada pós-sinodal, a Igreja na Amazônia ganha novo impulso após as mudanças realizadas pelo Papa Francisco em algumas Igrejas particulares da região. No último final de semana, foram erigidas no Pará a arquidiocese de Santarém e a diocese do Xingu-Altamira. No Amazonas, a arquidiocese de Manaus conta com novo arcebispo. No próximo domingo, será e a instalação da prelazia de Alto Xingu-Tucumã e a posse do novo bispo.

Arquidiocese de Santarém

A diocese de Santarém (PA) foi elevada a arquidiocese com a instalação da Província Eclesiástica, no último domingo, dia 2 de fevereiro. Na ocasião, foi empossado o primeiro arcebispo, dom Irineu Roman, até então auxiliar de Belém (PA). A missa que marcou a instalação da arquidiocese foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. A celebração teve a presença do bispo de Roraima (RR) e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, e de outros bispos do Norte e Nordeste brasileiros, como o bispo de Óbidos (PA) e presidente do regional Norte 2 da CNBB, dom Bernardo Bahlmann.

Dom Irineu Roman assumiu a presidência da Eucaristia após a posse e afirmou que está pronto “a servir com fé, com amor e com dedicação a esta Igreja, estas comunidades, a todo esse povo que compõe a região do Baixo Amazonas”. Ele reconhece que é muito trabalho, e por isso pede muita sabedoria para conduzi-lo. “O importante é que possamos caminhar juntos com todas as forças existentes nesta região”, destacou dom Irineu, que celebrou uma missa no mesmo dia na catedral Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana.

Dom Irineu tomou posse na arquidiocese de Santarém | Foto: Jaime Carvalho/Pascom Arquidiocese de Santarém

 

Dom Irineu celebrou a primeira missa na catedral na noite de domingo | Foto: Aritana Aguiar/Arquidiocese de Santarém

A Província Eclesiástica de Santarém tem a seguinte formação: arquidiocese de Santarém (sede), prelazia de Itaituba, diocese de Óbidos, diocese do Xingu (sede na cidade de Altamira) e prelazia do Alto Xingu (sede em Tucumã).

Diocese do Xingu

No sábado, 1º de fevereiro, mais de duas mil pessoas lotaram o Centro de Eventos de Altamira para a cerimônia de instalação da diocese do Xingu-Altamira e a posse do bispo diocesano, dom João Muniz Alves. Com um abraço, o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello entregou a dom João o báculo, sinal do pastoreio e do múnus episcopal de santificar e governar aquela porção do povo de Deus.

Ao final da celebração, o arcebispo de Belém e vice-presidente do regional Norte 2 da CNBB, dom Alberto Taveira Corrêa, presenteou dom João e a nova diocese com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Dom João recordou que a Rainha da Amazônia é a padroeira da diocese e pediu que todos cantassem o “Lírio Mimoso”.

Na sequência, dom João recordou a caminhada da prelazia do Xingu: “Este dia de hoje marca a história de nossa Igreja e demonstra um reconhecimento da fé de nosso povo e da ação de Deus em nós que estamos nesta região”, destacou.

Manaus

A posse de dom Leonardo Steiner como novo arcebispo de Manaus, sucedendo a dom Sérgio Castriani, foi na noite de sexta-feira, 31 de janeiro. A cerimônia foi realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição com a presença dos dois presidentes da CNBB que estiveram ao lado de dom Leonardo quando este foi secretário geral da entidade: o cardeal Raymundo Damasceno Assis e o cardeal Sergio da Rocha. O atual presidente da Conferência, dom Walmor Oliveira de Azevedo também esteve na celebração, junto com o primeiro e o segundo vice-presidentes, dom Jaime Spengler e dom Mário Antônio da Silva, e outros 23 bispos de outras prelazias e arquidioceses e dioceses.

Foto: arquidiocese de Manaus

Padres amigos de dom Leonardo, padres e diáconos do clero de Manaus, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas dentre agentes pastorais, movimentos e grupos, membros da sociedade civil, autoridades em geral e familiares do novo arcebispo também lotaram a catedral e ocuparam as mais de 800 cadeiras dispostas na área externa da matriz.

Ao final de sua homilia, dom Leonardo expressou votos de gratidão, encerrando direcionado ao Papa Francisco: “Gratidão ao Papa Francisco por ter-me enviado para a Amazônia! Quantas vezes ele manifestou sua preocupação pastoral e a preocupação com a casa comum em relação a Amazônia, durante as visitas da presidência da CNBB. A arquidiocese de Manaus fará todo o esforço para cuidarmos da Amazônia, nossa casa comum e de seus povos originários conforme a solicitude do Santo Padre”, afirmou.

Alto Xingu

A cidade de Tucumã (PA) será, a partir do próximo domingo, a sede da nova prelazia da Igreja no Brasil, que recebeu o nome de Alto Xingu-Tucumã. Na última semana, o bispo eleito da prelazia, dom Jesús María Mauleón, que foi ordenado recentemente, visitou a sede do regional Norte 2 da CNBB, em Belém, para conhecer a estrutura que abriga as pastorais e organismos.

http://cnbbn2.com.br/bispo-eleito-da-nova-prelazia-do-alto-xingu-dom-jesus-maria-mauleon-visita-sede-da-cnbb-norte-2/

Tags:

leia também