Encontro tem assessoria da coordenadora nacional da Pastoral, irmã Terezinha Tortelli
Os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da arquidiocese de Maceió (AL) e das dioceses de Penedo (AL) e Palmeira dos Índios (AL) participam de hoje, 16, até dia 21, do Encontro Estadual da Pastoral. O evento, que será assessorado pela coordenadora nacional da Pastoral, irmã Terezinha Tortelli, é voltado para a capacitação dos facilitadores da PPI sobre o novo guia do líder, instrumento de trabalho no acompanhamento às pessoas da terceira idade.
Apresentado durante a 13ª Assembleia Nacional da PPI, realizada em maio, o novo Guia é fruto de uma articulação de coordenadores estaduais, por meio da Equipe Nacional Ampliada – composta por voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa e profissionais de diversas áreas.
O livro, que acompanha as lideranças da Pastoral no trabalho junto aos idosos, fala sobre a missão do agente, os objetivos da PPI e contém textos de apoio sobre promoção de saúde e prevenção de doenças.
Após a apresentação do novo subsídio de trabalho da PPI, a coordenadora nacional está visitando todas as unidades da federação para promover a formação de coordenadores estaduais.
O coordenador da PPI em Alagoas e representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Crismédio Costa Neto, ressalta uma novidade no guia, “que é colaborar na construção da rede de apoio, atuando nas comunidades ou nas cidades para que se organizem os serviços à pessoa idosa”.
Visita
Além do encontro com os coordenadores estaduais, a religiosa participará, na sexta-feira, 20, de um encontrão com líderes e voluntários da PPI, na paróquia São Paulo Apóstolo, no Conjunto Salvador Lyra – o evento será aberto ao público. A visita de irmã Terezinha Tortelli à Maceió será encerrada na manhã do sábado, 21, com uma reunião com representantes da Pastoral em Rio Largo, na região metropolitana.
