Prefeito da Congregação para os bispos saúda CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, no dia 20 de maio, carta do prefeito da Congregação para os Bispos do Vaticano, cardeal Marc Ouellet, por ocasião da 52ª Assembleia Geral da entidade. O cardeal ressaltou o clima de “fraterna comunhão” que ocorreu o encontro e considerou oportuna a reflexão sobre o tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, em “profunda sintonia” com a Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelii Gaudium. Confira a carta na íntegra

 

 

CONGREGATIO PRO EPISCOPIS

Vaticano, 20 de Maio de 2014.

Eminência, 

Recebi, com grande alegria, a mensagem que Vossa Eminência enviou, por ocasião da 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, recentemente celebrada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Agradeço a delicadeza do gesto de Vossa Eminência, que se torna expressão do afeto colegial que nos une como Pastores da Igreja e de modo especial que nos vincula ao Sucessor de Pedro, Bispo de Roma e ministro universal da unidade eclesial.

Pude constatar que, também neste ano, a Assembleia transcorreu em um clima de fraterna comunhão e se tornou um espaço enriquecedor de reflexão, partilha e discernimento sobre a vossa missão como Bispos na Igreja do Brasil, bem como sobre os desafios que se apresentam à ação evangelizadora da Igreja.

Neste sentido, o tema “Paróquia: Comunidade de Comunidades” se apresenta como muito oportuno e se encontra em profunda sintonia com quanto Papa Francisco propõe na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, quando fala de uma Igreja em saída missionária (EG 20).

Faço votos que os trabalhos realizados possam frutificar na vida de cada cristão e comunidade eclesial, contagiando-os com aquela alegria missionária que caracteriza a vida dos discípulos do Senhor (EG 21).

Pela intercessão da Virgem Maria, Regina Apostolorum, e de São José de Anchieta, recentemente canonizado, invoco copiosas sobre os Senhores, sobre as amadas dioceses brasileiras e sobre o generoso serviço prestado pela CNBB.

De Vossa Eminência

Sempre devotado no Senhor

Marc Cardeal Ouellet

Tags: