A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concede entrevista coletiva, hoje, 11, às 14:30h, na Sala de Imprensa de sua sede em Brasília, apresentando aos jornalistas os principais assuntos debatidos pelo Conselho Episcopal de Pastoral (Consep).
O combate à corrupção e o projeto Ficha Limpa mereceram nota em que os bispos pedem um basta à corrupção. “A corrupção deturpa a democracia que tem no povo o princípio do poder”, afirma o Conselho.
Referindo-se ao escândalo em que estão envolvidos políticos do Distrito Federal, a nota classificou de “blasfêmia” a “oração” feita por parlamentares após receberem propina.
Os bispos apontam o “aprimoramento da legislação” como um dos caminhos para acabar com a impunidade. Ao mesmo tempo ratificam o pedido de aprovação do projeto Ficha Limpa que já recolheu 1,5 milhão de assinaturas no país.
Padres assassinados
Outra nota que o Conselho divulgará até o final de sua reunião diz respeito à violência que tem vitimado vários padres e religiosos. Só neste ano foram assassinados cinco padres: o espanhol, padre Ramiro Ludeño, 64, dia 19 de março, em Recife (PE); o padre Gisley Gomes Azevedo, 31, assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, dia 15 de junho, em Brazlândia, cidade satélite de Brasília; o padre italiano Ruggero Ruvoletto, 52, dia 19 de setembro, em Manaus (AM); padre Evaldo Martiol, 33, da diocese de Caçador (SC), dia 26 de setembro, e padre Hidalberto Henrique Guimarães, 48, dia 7 de novembro, em Maceió (AL)
Conferência de Copenhague
Os bispos emitiram também uma nota sobre a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, COP 15, em Copenhague, na Dinamarca.
Esperamos que as populações mais vulneráveis afetadas pelas mudanças climáticas recebam recursos necessários para sua adaptação e o seu desenvolvimento sustentável”, afirma a nota.
O Consep enumera seis princípios que o Governo brasileiro deve observar diante dos compromissos que está disposto a assumir em relação às mudanças climáticas.
Coletiva de Imprensa com a Presidência da CNBB
Dia: Sexta-feira – 11 de dezembro de 2009
Horário: 14:30h
Local: Sala de Imprensa da CNBB – SE/Sul – Quadra 801 – Conjunto B – Brasília-DF
Presenças:
1. Dom Geraldo Lyrio Rocha – Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB
2. Dom Luís Soares Vieira – Arcebispo de Manaus e Vice-presidente da CNBB
3. Dom Dimas Lara Barbosa – Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB
