Presidente da CNBB preside missa em reunião do Consep

Termina ao meio dia desta quinta-feira, 17, a reunião do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep).  Na manhã de hoje, o presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa e lembrou os Sete Fundadores da Ordem dos Servos de Maria, os Servitas, cuja memória a liturgia celebra neste dia.

“Alguns membros dessa Irmandade levavam mais a sério o compromisso de renovação cristã com a prática da penitência e da caridade a serviço dos pobres e doentes”, recordou o arcebispo.

Ao comentar o texto do evangelho em que Jesus pergunta aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”, dom Geraldo enfatizou a posição dos apóstolos. “Torna-se claro que os doze são colocados em contraposição ao que dizem os homens a respeito de Jesus. A eles foi confiado o segredo do Reino de Deus e assim eles se contrapõem aos “que são de fora” aos quais tudo se apresenta como um enigma”, explicou. (Para ler a íntegra da homilia de dom Geraldo, clique aqui)

A reunião do Consep começou na terça-feira, 15, e discutiu temas importantes como a próxima assembleia da CNBB e fez uma avaliação dos trabalhos das Comissões no quadriênio 2007-2011. O mandato do atual Conselho termina em maio, durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que elegerá os novos membros do Consep.

Nota

Na tarde de ontem, o Consep aprovou uma nota em que pede ética nos programas televisivos, especialmente nos reality show. Para a CNBB, os reality shows “têm o lucro como seu principal objetivo” e “atentam contra a dignidade da pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira”.

Envio para o Haiti

Os bispos do Consep participaram ontem, 16, na capela da CNBB, da missa de envio de mais três religiosas para o Haiti. A missa foi presidida pelo bispo de Tefé (AM) e presidente da Comissão Episcopal para Animação Missionária da CNBB, dom Sérgio Castriani. Ele recordou que as irmãs vão para o Haiti em nome da Igreja do Brasil, que desenvolve um projeto de solidariedade com a Igreja do Haiti após a destruição do país causada pelo terremoto no ano passado.

Tags: