Presidente Prudente realiza Assembleia de Pastoral

Neste domingo, 26, aconteceu a Assembleia do Colegiado de Pastoral da diocese de Presidente Prudente (SP). O objetivo do encontro foi tornar a Pastoral Orgânica o centro do projeto de pastoral da diocese.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Wilson Lobo, conduziu o encontro pontuando sua reflexão, primeiro, sobre o programa pastoral de Aparecida (Documento da V Conferência da Celam), depois colhendo o cronograma das pastorais, organismos e movimentos presentes à assembleia. Para os grupos ausentes, estabeleceu a primeira semana de outubro como prazo final de entrega da agenda de eventos paroquiais, regionais e diocesanos.

“O projeto pastoral da diocese, caminho de pastoral orgânica, deve ser resposta consciente e eficaz para atender às exigências do mundo de hoje com indicações programáticas concretas, objetivas e métodos de trabalho, formação e valorização das agentes e a procura dos meios necessários que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pessoas, modele as comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante o testemunho dos valores evangélicos.”, exorta o Documento de Aparecida sobre o tema.

Grupo._prudenteJPGO responsável pelo setor comunicações da diocese, padre Sandro Rogério dos Santos, motivou os coordenadores das pastorais e movimentos para a necessidade de transformar os eventos pastorais em boas notícias, usando para isso os meios dos quais dispõe a diocese: portal na internet, rádio onda viva, jornal anúncio, colunas semanais nos periódicos locais. Pediu a todos que criem uma nova postura quanto ao uso destes meios, bem como o contato com os responsáveis destes.

O bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, marcou presença na assembleia e incentivou a todos para o trabalho proposto.

“São grandes os desafios pastorais em nossa diocese. Para responder a cada um deles, precisamos criar senso de unidade em todo o nosso agir. Vejo o padre Wilson muito dinâmico e capaz de nos conduzir a essa ação na unidade. Um primeiro importante passo foi a aquisição da cartilha que as comunidades estão rezando e estudando em pequenos grupos. É, sem dúvida nenhuma, um importante instrumento de unidade”, avaliou dom Benedito.

Tags: