Primeiras turmas do Capacita em Rede formam 374 pessoas em cursos profissionalizantes na diocese de Bagé (RS)

Os dias 16, 17 e 18 de setembro marcaram a semana de formaturas de 374 pessoas em vulnerabilidade social nas primeiras turmas do formadas pelos cursos profissionalizantes do projeto Capacita em Rede no Rio Grande do Sul. A capacitação das primeiras turmas é fruto da parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e a diocese de Bagé (RS).

No dia 16 de setembro, a cidade de Rosário do Sul iniciou a semana de formaturas do Capacita em Rede na diocese de Bagé, com 137 formandos. No dia 17, foi a fez da solenidade de formatura em Santana do Livramento, com a presença de coordenadores e 105 formandos.

A jornada celebrativa foi finalizada dia 18 de setembro, com a presença do bispo diocesano dom Cleonir Paulo Dalbosco e demais coordenações mencionadas, a solenidade contou com 132 formandos. As formaturas marcaram as noites da Semana Farroupilha da diocese, com mais um gesto de sinodalidade, abertura e esperança.

O programa possibilitou que a diocese de Bagé oferecesse em seu território 25 cursos de formação nas seguintes áreas: costura, maquiagem, manicure e pedicure, produção de alimentos, eletricidade básica, pintura, pedreiro de alvenaria, marketing digital, cuidador de idoso, cuidador infantil, assistente de recursos humanos, padaria e agricultor orgânico.

Foram atendidas as paróquias das cidades de Rosário do Sul, Santana do Livramento e Bagé com o envolvimento das comunidades eclesiais de base, congregações religiosas e parcerias locais, da coordenação geral e de apoio, do suporte pedagógico do IF Sul de Minas e da colaboração de muitos agentes e voluntários.

O professor Roberto Camilo Orfão de Morais, da coordenação nacional do Projeto, acompanhou todos os momentos de entrega dos certificados e dialogou com as coordenações e instrutores. A Coordenadora Geral do projeto na diocese de Bagé, Nilza Mar Fernandes de Macedo, e os coordenadores locais também acompanharam as formaturas.

Nilza Mar Fernandes de Macedo informou que a parceria com a diocese permanece com a realização de 5 novos cursos e abrangendo os municípios de Candiota, Pinheiro Machado e Bagé.

 

No vídeo abaixo, dom Cleonir fala com alegria da certificação pelos Institutos Federais do Ministério da Educação de 374 pessoas com cursos profissionalizantes em diferentes áreas. Segundo ele, são muitas famílias que serão beneficiadas com as capacitações. O professor Roberto Camilo Orfão de Morais, da coordenação nacional do Projeto Capacita em Rede, enaltece a parceria com a CNBB na realização deste projeto em todo país. “A capacitação profissional de promoção social, na defesa da vida e vida em abundância”, disse. 

 

Acesso ao conhecimento especializado

Participante da capacitação em Marketing Digital, Augusto Camargo, de Bagé (RS). Fotos: Pascom diocese de Bagé

O aluno do curso profissionalizante em Marketing Digital em Bagé destacou que o curso o capacitou para exercer a profissão em um novo campo de trabalho.

“No meu caso, para o meu trabalho, a capacitação foi essencial, ter acesso ao conhecimento aprimorado e apurado.

A formação nos proporcionou momentos maravilhosos com estudo aprofundado na profissão que a gente quer exercer”, disse.

A coordenação do projeto Capacita em Rede na diocese ficou a cargo da Cáritas diocesana e configurou-se enquanto solidariedade organizada e dinamização dos compromissos da Campanha da Fraternidade sobre a fome de 2023. As capacitações de 50 horas foram realizadas durante o mês de agosto com estudos, convivência, integração entre os cursistas e muita dedicação dos coordenadores.

Projeto capacita 1.212 pessoas em todo país

A CNBB e o Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação, assinaram dia 6 de fevereiro, no contexto da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), um “Termo de Adesão” que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país por meio do Projeto Capacita em Redes nos 19 regionais da Conferência. Até o momento, foram capacitadas 1.212 pessoas nos regionais Oeste 2, Nordeste 3 e 5 e Sul 3 da CNBB.

O Projeto Capacita em Rede surgiu a partir da experiência do Projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas desde 2021 e intensificado, em 2023, com a Campanha da Fraternidade, que aprofundou a temática da fome. O projeto contou com a parceria da Igrejas particulares em vista da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

O professor Roberto Camilo aponta que o projeto Capacita Sul de Minas traduziu-se como uma forma de gerar trabalho e renda tendo em vista a superação da fome e as vulnerabilidades das populações mais pobres do Sul de Minas Gerais. “O projeto é um gesto concreto e também uma forma eficaz de realizar a Campanha da Fraternidade 2023”, disse na apresentação do projeto.

No projeto, o Instituto Federal entra com todo o conhecimento e capacidade técnica de seu quadro de pessoal para ofertar cursos de capacitação profissional de 30h tendo em vista as vocações e demandas de cada realidade e as paróquias entraram com a mobilização e oferta de espaços comunitários para as formações.

Por Willian Bonfim com informações de Rita de Cássia Patron Pascom Bagé (RS)

 

Tags: