Médicos e psicólogos, que são membros do Instituto Católico de Psicologia e Pesquisa (ICaPP), reuniram-se nos dias 5 e 6 de abril, na Casa de Retiros das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba (PR), para refletir sobre o modelo cristão de relação.
Na ocasião, foi abordado o tema “Proposta psicoterápica”, com reflexões sobre a relação terapeuta – paciente. Os profissionais partilharam, ainda, sobre a vida pessoal dos terapeutas e as possíveis contribuições que os psicólogos e médicos cristãos podem oferecer à ciência.
No encontro, o grupo estabeleceu conexão via internet com o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, que vive em Roma. Dom João Braz acompanha os trabalhos do ICaPP como diretor espiritual.
“Sinto que o ICaPP está bem direcionado em seu caminho e está avançando. Eu espero que esse clima fraterno se torne sempre mais autêntico. Para isso são necessárias duas coisas: nunca nos afastarmos da verdade, nem dos relacionamentos e nunca nos relacionarmos sem a misericórdia”, afirmou o cardeal.
