Com o apoio de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), levantados na Campanha da Fraternidade de 2019, o Povo Indígena Xakriabá estruturou uma Casa de Sementes Crioulas, espaço destinado à formação e articulação de uma rede de troca de sementes.
O projeto “Semente da Gente do Povo Xakriabá” está sendo desenvolvido, desde o dia 1º de julho de 2019, pela Associação Indígena Barra do Sumaré, na Aldeia Barra do Sumaré, no município de São João das Missões (MG).
Segundo Domingos Ferreira da Silva e Santos, liderança e coordenador da Associação Indígena Barra do Sumaré, já é possível ver os primeiros resultados. Um deles é a construção do espaço, ação central do projeto, que permite o armazenamento das sementes crioulas além da valorização da identidade e das práticas camponesas.
“Nós, povo indígena de Xacriabá, temos as nossas sementes tradicionais. Todos os anos fazemos o plantio para não deixar que as sementes desapareçam. Por isso precisávamos de um espaço para guardá-las. Graças a esse projeto, agora temos um local prá guardar as sementes tradicionais”, disse.
Ele aponta que o apoio ao Povo Indígena Xakriabá possibilitou resgatar, valorizar e assegurar a reprodução de suas sementes, tendo a oportunidade de se livrar do uso dos insumos industriais, garantir a transição agroecológica e buscar o equilíbrio técnico, econômico e cultural de suas práticas produtivas.
Outro aspecto que Domingos destaca é o empoderamento do Povo Xakriabá, tanto no processo do conhecimento teórico, como no processo de seleção, produção de sementes crioulas, resgate e conservação das sementes crioulas. O fortalecimento da agricultura familiar no território indígena também foi apontado como uma conquista.
A Associação Indígena Xacriabá Barra do Sumaré foi fundada para atender as demandas da comunidade na oferta de ações de promoção a assistência social, educação, saúde, segurança alimentar e fortalecimento da cultura e costumes da etnia, que beneficia cerca de 380 pessoas, entre jovens, adolescentes, adultos e idosos, na perspectiva de condicionar melhoria qualidade de vida de todos os beneficiários.