A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor de Campanhas e de seu coordenador, padre Jean Poul Hansen, reuniu-se ontem, 20 de maio, com representantes do projeto “Capacita em Rede” para avaliar o andamento da parceria.
O projeto “Capacita em Rede” surgiu a partir da experiência do projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas desde 2021 e intensificado em 2023, com a Campanha da Fraternidade, que aprofundou a temática da fome. A iniciativa contou com a parceria das Igrejas particulares em vista da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
A parceria
A CNBB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação, assinaram, 6 de fevereiro, um “Termo de Adesão” ao projeto. Essa parceria vai resultar na capacitação profissional de mil pessoas em cada um dos 19 regionais da CNBB. Seu objetivo é ofertar cursos rápidos, de 50 horas presenciais, com várias frentes de atuação, de formação profissional e tecnológica, para a melhoria na qualidade de vida da população e no combate à fome.
A CNBB, seus regionais e as igrejas locais participarão no projeto com a sua capilaridade na mobilização das pessoas, com a identificação das necessidades profissionais locais, com ambiente comunitário/paroquial para a realização dos cursos, com a estrutura de matrículas e o IF participa com a contratação dos professores, materiais didáticos e certificação.

Solidariedade ao RS
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Marcelo Bregagnoli, apresentou uma novidade do projeto, ação balizada no princípio da solidariedade. De acordo com ele, além das metas estabelecidas incialmente, agora o projeto vai focar também no Rio Grande do Sul e aprofundar o princípio da solidariedade numa parceria com todas as dioceses do Estado. “É a rede federal de Institutos demonstrando que pode mais quando se atua em rede”, disse.
De acordo com ele, a CNBB agrega um valor público à ação do ministério, principalmente neste momento que se amplia para a solidariedade no RS. “Isto demonstra que instituições podem atuar juntas em sinergia. Neste momento de tragédia, a gente através de um projeto de extensões com ações focadas na formação para dar um alento à população”, disse.
Capacita em Rede
O professor Roberto Camilo Orfão Moares, coordenador geral do projeto, fez um balanço da iniciativa. “O capacita em rede já está avançando. Já estamos organizando a iniciativa em oito regionais da CNBB. Na próxima semana, começaremos as articulações com o regional Oeste 2, que corresponde ao Mato Grosso, e ao Nordeste 3, que corresponde Sergipe e Bahia”.
Segundo ele, trata-se de uma grande mobilização que tem gerado grande alegria e esperança nas comunidades porque abre a porta da capacitação profissional como instrumento de inserção no mundo do trabalho, no combate à vulnerabilidade social e no resgate da cidadania. “Essa parceria está provocando algo novo a inserção da capacitação profissional dentro de movimentos organizados, comunidades e associações”, disse.
Participaram da reunião, além do coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, a ditetora geral do IFSuldeMinas Campus Machado, Aline Manke Nachtigall, o diretor de Administração e Planejamento do IFSul deMinas Campus Machado, Antonio Marcos de Lima, o coordenador geral do projeto Capacita em Rede, Roberto Camilo Orfão Morais, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Marcelo Bregagnoli e o representante da diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Claudio Alex Jorge da Rocha.
