Desde o ano passado, a Província Eclesiástica de Porto Alegre (RS) (Uruguaiana, Pelotas e Santa Maria) comera seu centenário de criação e elevação ao título de arquidiocese de Porto Alegre, que aconteceu no dia 15 de agosto de 1910. Para continuar as comemorações, durante esta semana, acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – uma semana de espiritualidade, orientada pelo pregador da Casa Pontifícia do Vaticano, frei Raniero Cantalamessa.
Nesta segunda-feira, 24, mais de 300 professores e alunos de Teologia se reuniram para ouvir a pregação de Cantalamessa. O diretor da faculdade de Teologia da PUCRS, padre Leandro Chiarello, qualificou o encontro como altamente positivo pela participação dos professores e alunos da Teologia da PUC, ESTEF e UNILASALLE.
Começando nesta terça-feira, 25, seguindo até a quinta-feira, 27, acontece um grande encontro com presbíteros, diáconos, religiosos. O coordenador da Comissão do Centenário, dom Alessandro Ruffioni, acolheu a todos, desejando que o encontro ajude aos presbíteros e religiosos presentes a viver bem a sua vocação.
Em suas palavras iniciais, com a participação de 600 pessoas, frei Raniero exortou que a Igreja necessita do Pentecostes hoje, recobrando a profecia e o ânimo. “A Igreja necessita de um perene e contínuo Pentecostes”, salientou. “Em Pentecostes a Igreja encontra o seu DNA, aquilo que ela deve ser mesma, fazendo a experiência do amor de Deus”, acrescentou.
Para o bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Remídio Bohn, “trazer a palavra qualificada de Cantalamessa no centenário da arquidiocese é um momento de ânimo e encorajamento para a Igreja local e de todo o Rio Grande do Sul. É preciso viver segundo o Espírito Santo”, disse ele. A religiosa, irmã Jocélia Scherer, falou da beleza das afirmações do pregador: “é Deus que toma a iniciativa de amar e salvar, por isso a necessidade de não se fechar, mas abrir-se a Deus e ao próximo”.
Frei Raniero termina a sua participação na Semana de Espiritualidade orientando dois dias de encontro com leigos e leigas, nos próximos dias 29 e 30. Já estão inscritas mais de 800 pessoas para estes dias de reflexão.
Encerramento
As comemorações do centenário da Província Eclesiástica de Porto Alegre terminam no dia 15 de agosto, às 15h, quando haverá uma celebração com todos os bispos do Rio Grande do Sul, na catedral mãe de Deus, em Porto Alegre. A data marca o centenário de criação da Província.
