Regional Leste 1 promove atividades para lembrar os 18 anos da Chacina da Candelária

A Pastoral do Menor do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro) está organizando, em conjunto com outras instituições não governamentais, uma programação para  lembrar os 18 anos da Chacina da Candelária, que matou oito menores,  moradores de rua, em 1993. As atividades terão início dia 21 de julho, quando uma Vigília Ecumênica das Mães está programada para frente da Igreja da Candelária.

No dia 22, acontecerá uma missa pelos 18 anos de morte dos Meninos da Candelária. A Bênção Ecumênica para as crianças e  adolescentes, está programada para as 11h. Após as bênçãos, haverá a  preparação para a “Caminhada em Defesa da Vida. Candelária nunca mais!”,  que está programada para ter início às 12h. O percurso será da Avenida  Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá uma parada silenciosa pela vida.

Uma carreata pelo Dia Nacional em Defesa da Vida acontecerá no dia 23. Diversas instituições sairão do Município de  Queimados, de Pedra de Guaratiba, e de São Gonçalo, e se encontrarão em frente a Cruz da Candelária para uma manifestação. Está previsto também um abraço à Igreja da Candelária.

O Crime

Na madrugada do dia 23 de julho de 1993, aproximadamente à meia-noite, vários carros pararam em frente à Igreja da Candelária. Os ocupantes dos carros abriram fogo contra mais de 70 crianças e adolescentes que estavam dormindo nas proximidades da Igreja. Como resultado da chacina, seis menores e dois maiores morreram e várias crianças e adolescentes ficaram feridos.

Tags: