Reunido nos dias 7 a 10 em sua 49ª Assembleia de Pastoral, o Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) definiu zx prioridades, metas e ações comuns para o quadriênio 2011-2015 à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Entre uma das urgências, o Regional definiu que é preciso “fortalecer e organizar a ação missionária nas dioceses, paróquias e comunidades e realizar o Congresso Missionário Regional até 2014”, além de celebrar junto com toda a Igreja no mundo o Ano da Fé 2012.
Entre as ações comuns, o Regional definiu também que é preciso “organizar cursos de formação missionária nas regiões pastorais, formar os Conselhos Missionários Diocesanos e os Conselhos Missionários Paroquiais” e “assumir as missões populares e missão jovem”.
A Assembleia tratou também da Campanha da Fraternidade 2012, o tema em pauta foi o sistema de saúde nos estados que compõem o Regional. Foi discutida ainda a 5ª Semana Social e a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Regional. O evento reuniu no Centro de Treinamento de Líderes, no bairro de Itapuã, cerca de 100 representantes das dioceses de Bahia e Sergipe.
Assembleia Regional Pastoral acontece anualmente e reúne as principais lideranças da igreja do Regional e forma os agentes de pastoral. O tema das DGAE foi assessorado pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, padre Elias Wolf. “Foi uma Assembléia muito produtiva, com tempo prolongado para estudo das DGAE 2011-2015 e definição das prioridades para as dioceses do NE3. Foi uma experiência de convivência muito enriquecedora, fortalecendo a corresponsabilidade de todos na evangelização”,comentou após o encontro.
Confira as prioridades do Regional Nordeste 3 para o quadriênio. Clique aqui