Osib do Nordeste 3 discute formação dos seminários

O projeto de formação dos seminários foi discutido durante o Encontro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) do regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento ocorreu de 22 a 25 de março, no Seminário Santana Mestra, em Feira de Santana (BA).

Participaram do Encontro 25 formadores. Estiveram presentes o bispo auxiliar de Salvador (BA) e referencial para as vocações e a Osib regional, dom Gilson Andrade; o arcebispo e o coadjutor de Feira de Santana, respectivamente dom Itamar Vian e dom Zanoni Castro; e o bispo de Estância (SE), dom Giovanni Crippa.

A assessoria do evento esteve a cargo do reitor do Seminário de Teologia da arquidiocese de São Paulo, padre Cícero Alves de França, que abordou o tema do evento a partir das Diretrizes da Formação dos Presbíteros para a Igreja no Brasil.

De acordo com dom Gilson Andrade, os formadores refletiram sobre as bases da pedagogia cristã que devem estar presentes em todo o processo educativo do futuro presbítero como condição elementar para o desenvolvimento do processo formativo nas suas diversas dimensões. “Além disso, procurou-se aprofundar acerca do sujeito da formação na atual mudança de época e dos elementos próprios do projeto formativo”, pontuou.

O Encontro contou, ainda, com um momento de partilha dos projetos existentes nos seminários do regional e de um trabalho prático de composição de um projeto de formação presbiteral.

O próximo encontro da Osib do Nordeste 3 está previsto para ocorrer entre os dias 26 e 28 de outubro, na Ilha de Itaparica (BA).

 

Com informações e foto do regional Nordeste 3.

Tags: