Regional Noroeste da CNBB promove seminário sobre a 5ª SSB

Entre os dias 3 a 5 de maio, em Porto Velho (RO), foi realizado mais um Seminário sobre a 5ª Semana Social Brasileira. Participaram do evento representantes das pastorais sociais dos estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Cada diocese relatou sobre as atividades realizadas em nível local e seus respectivos resultados.

Distribuídos em cinco oficinas, os participantes debateram sobre o Estado brasileiro sob o olhar amazônico. O seminário contou com a presença do bispo referencial das pastorais sociais no Regional Noroeste, dom Jesus Moraza Ruiz de Azúa e várias assessorias, entre elas a do Pe. Nelito Dornelas, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz.

Os participantes aprovaram um conjunto de propostas que orientarão o trabalho social na região e servirão como contribuição ao debate nacional.  Estas propostas foram denominadas de Grito Amazônico, partindo da necessidade do envolvimento da população local nas discussões dos projetos de desenvolvimento da região, exigindo compensações sociais efetivas e fiscalização da sociedade local, bem como a garantia ao direito de recusa por parte do afetados pelos projetos.

Segundo padre Nelito, os participantes reconheceram a necessidade de fortalecer o trabalho em rede. “Apontaram também a necessidade de se criarem fóruns estaduais das pastorais sociais, entidades, organismos e movimentos sociais, como garantia de efetivação do trabalho social na região”, afirmou.

Tags: