Cerca de 90 representantes de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), das dioceses de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas, reuniram-se, de 30 de maio a 1º de junho, para discutir o fortalecimento das CEBs no regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) da CNBB.
No encontro, os participantes avaliaram a caminhada e definiram propostas a partir dos compromissos assumidos durante o 13º Intereclesial de CEBs, realizado em janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte (CE).
Com base na análise sobre o momento atual da Igreja, o assessor da Ampliada Nacional das CEBS, padre Manoel Godoy, ressaltou que as comunidades de base “apontam que outro mundo e outra Igreja é possível”. Disse, ainda, que as CEBS missionárias, proféticas são comprometidas com o mundo e com a Igreja.
O encontro reforçou a visão de Igreja profética, que luta contra o que se opõe aos preceitos cristãos. “Precisamos ouvir, sempre que possível, reflexões que deem maior consciência do cristão como agente de transformação”, opinou o coordenador de CEBs no regional Oeste 1, Cornélio Espinosa.
Ao final do encontro, os participantes entoaram a frase: “Alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração”, (Romanos 12:12) que, de acordo com padre Manoel, “resume bastante o que se deve fazer na caminhada”.