Regional Sul 1 promove congresso da Pastoral Familiar

A arquidiocese de Botucatu (SP) sediou o XVI Congresso Regional da Pastoral Familiar Sul 1, nos dia 28, 29 e 30 de setembro, com o tema: A família, o trabalho, a festa e a fé. A ocasião contou com a presença de dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo metropolitano de Botucatu (SP); dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo e bispo referencial da Pastoral Familiar Sul 1, dom Edmilson Amador Caetano, do bispo de Barretos (SP) e de vários assessores e casais da Pastoral Familiar Sul 1.

O Congresso foi um momento oportuno para animar, formar e enviar com renovado ardor evangelizador os participantes. Dom Edmilson explicou aos participantes sobre as raízes bíblicas e da tradição da festa em família. Doutor Roberto e doutora Ana Carla Almeida Salles – promotor e juíza de Direito palestraram sobre o seguinte tema: Família, religião e direito.

Padre Alberico da arquidiocese de Botucatu rezou o Ângelus na Catedral com os participantes. Em seguida, foi realizada uma Mesa Redonda: Mulher: família e trabalho, mediada pela assessora da Pastoral Familiar, irmã Ivonete Kurten, com a colaboração de biomédicos, professores  e advogados.

O professor de Teologia, monsenhor Carlos José de Oliveira, motivou os participantes sobre o Ano da Fé, expondo o sentido e as prioridades desse ano. Dom Maurício falou aos participantes da necessidade da Pastoral  Familiar e Pastorais sociais, caminharem juntas, articulando ações. E por fim, o assessor Nacional da Pastoral Familiar, padre Wladimir Porreca, expôs as orientações da Comissão Nacional ilustrando-as com as Conclusões do VI Encontro Mundial das Famílias, realizado em Milão.

O Congresso foi um momento especial para o Regional renovar o ardor na Evangelização com as famílias e motivar os casais para a missão de implantar, conservar e promover a Pastoral Familiar nas próprias dioceses.

Tags: