Encontro planeja aplicação das Diretrizes em âmbito regional
Bispos, padres, coordenadores de pastorais, movimentos e organismos do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúnem-se, em Curitiba (PR), entre os dias 25 e 27 de setembro, para a 36ª Assembleia do Povo de Deus. O encontro terá como tema a aprovação as diretrizes regionais para o quadriênio 2015-2019.
Após a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em abril, foi publicado o Documento 102 da Conferência, com as diretrizes, urgências e perspectivas de ação relacionadas ao trabalho eclesial em todo o Brasil.
No âmbito dos regionais, o documento apresenta, em seus anexos, indicações de operacionalização das diretrizes com caminhos para as urgências serem colocadas em prática, como apoio na construção dos planos pastorais.
“Enuclearemos as tendências pastorais, reafirmando dessa forma as Diretrizes Gerais”, explica o secretário executivo do regional Sul 2 da CNBB, padre Mário Spaki. De acordo com sacerdote, reuniões prévias apontaram algumas urgências ao regional, como a implantação do diaconato permanente em todas as dioceses e arquidioceses e o fortalecimento da Leitura Orante da Bíblia e das Pastorais da Comunicação, da Pessoa Idosa, Familiar e do Dízimo.
A assembleia reunirá cerca de 150 pessoas, contando com os bispos, arcebispos e bispos das eparquias Ucranianas.
Programação
Na manhã de hoje, 25, o episcopado do Paraná terá uma reunião. À tarde, uma celebração eucarística dá início às atividades, com a participação de todos os membros do encontro. O bispo de Paranavaí e vice-presidente do regional, dom Geremias Steinmetz, fará uma exposição sobre as DGAE 2015-2019.
Ainda na sexta-feira, os participantes farão a organização do calendário de atividades de 2016. No sábado, serão debatidos os “pontos de ação evangelizadora e as tendências pastorais da Igreja no Paraná”. A aprovação das diretrizes regionais está prevista para domingo.
Ação
Durante a assembleia, o regional fará o lançamento da ação “20 mil Bíblias para a África”, com o objetivo de levar a Palavra de Deus para Guiné Bissau, onde o regional mantém uma Missão Católica.