Sul 4 realiza Conselho Regional de Pastoral e celebra Jubileu da Esperança

O regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se nos dias 13 e 14 de março para o Conselho Regional de Pastoral (CRP). O encontro ocorreu no Recanto Marista Champagnat, em Florianópolis (SC), reunindo bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônomos diocesanos e lideranças estaduais de pastorais, movimentos e organismos da Igreja.

A missa de encerramento do primeiro dia do encontro ocorreu no Santuário da Imaculada Conceição, na Lagoa da Conceição. A celebração, realizada em unidade com o Jubileu Ordinário de 2025, destacou o tema “Peregrinos da Esperança” e contou com uma procissão simbólica antes da entrada na igreja. Durante o momento inicial, foram lidos trechos da bula papal Spes non confundit – A esperança não decepciona (Rm 5,5), destacando a importância da esperança cristã e seu papel na caminhada de fé.

Dom Odelir José Magri, MCCJ | Arcebispo de Chapecó

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Chapecó e presidente do regional Sul 4, dom Odelir José Magri, MCCJ. Em sua homilia, ele refletiu sobre o Jubileu como um tempo de renovação espiritual e destacou que o verdadeiro sentido desta celebração começa no coração de cada fiel. Baseado na leitura do dia, que trazia a história de Ester, dom Odelir convidou os fiéis a refletirem sobre seus momentos de experiência com Deus e apontou três atitudes essenciais para viver o Ano Jubilar: rever o caminho, fazendo uma revisão da história; fazer memória agradecida, reconhecendo o amor de Deus na vida de seu povo; e celebrar compromissos, reafirmando alianças e assumindo novos passos de fé. Ele finalizou sua mensagem afirmando que “devemos estar ancorados na esperança que não decepciona, pois a esperança é Jesus”.

Ao final da celebração, o secretário executivo do regional Sul 4, padre Antonio Madeira, agradeceu a acolhida da Paróquia Imaculada Conceição e da Arquidiocese de Florianópolis. Em um gesto simbólico, os arcebispos das novas províncias eclesiásticas de Chapecó e Joinville, dom Odelir José Magri e dom Francisco Carlos Bach, entregaram a dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, a Cruz com o Símbolo do Jubileu. A homenagem reconheceu os 97 anos da Província de Florianópolis como referência na organização eclesial de Santa Catarina.

 

 

 

Matéria e fotos: Jaison Alves da Silva | ASCOM CNBB Sul 4

 

 

Tags: