Mais de 70 pessoas prestigiaram o lançamento do Texto-base da Campanha da Fraternidade de 2011 (CF), cujo tema é Fraternidade e a Vida no Planeta, e lema “A criação geme em dores de parto”. O evento foi realizado na noite de sexta-feira, 26, na sede do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), na capital paulista.
O presidente do Regional e bispo de Santo André (S), dom Nelson Westrupp, lembrou o compromisso de toda a sociedade preservar o planeta. “Com grande generosidade, Deus confiou-nos o mundo que criou. Urge aprender a respeitá-lo e protegê-lo melhor”, disse. “Respeitar e proteger melhor, ter mais cuidado e carinho para com nosso planeta, eis aí um grande desafio da CF de 2011”, acrescentou.
O bispo referencial da CF, dom Fernando Legal, fez uma retrospectiva histórica das Campanhas da Fraternidade realizadas pela Igreja do Brasil e recordou João Paulo II. “Sem dúvida, será uma feliz realidade o desejo que João Paulo II fez à Igreja e todos os povos, há 20 anos atrás, em sua mensagem do Dia Mundial da Paz: ‘Paz com Deus, Criador, Paz com toda a Criação’”, sublinhou o bispo.
A advogada e coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) Rachel Biderman, destacou o importante papel da Igreja, através da CF-2011, que propõe a discussão de temas como aquecimento global e das mudanças climáticas. “O texto é um estímulo para a boa ação sobre a problemática do aquecimento global e suas consequências. É preciso reverter as dores de parto em alegria de nascimento”, disse referindo-se ao Texto-base.
O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, que também participou do lançamento do texto-base da CF, alertou os convidados sobre a responsabilidade que todos têm diante da vida no planeta.
CNBB/Sul1
Fotos: Sul1