Papa Francisco aceita o pedido de renúncia apresentado por dom Derek John Christopher Byrne

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT) apresentado por dom Derek John Christopher Byrne. O prelado completou 75 anos em janeiro deste ano, idade na qual os bispos devem fazer seu pedido de renúncia, conforme o Código de Direito Canônico.

Dom Derek é irlandês, de Dublin, e religioso da Sociedade Missionária de São Patrício. Nascido em 17 de janeiro de 1948, fez sua profissão religiosa aos 21 anos, em 1º de outubro de 1969. A ordenação presbiteral foi no dia 9 de junho de 1973, em Killamote, Wicklow, Irlanda.

Antes do episcopado, dom Derek atuou em missões no Brasil e nos Estados Unidos da América. Entre 1973 e 1980, trabalhou na paróquia de Cotia (SP). Nos dez anos seguintes, atuou em Nova Jersey, nos EUA. Também foi membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária de São Patrício, na Irlanda, entre 1990 e 2002. Em 2003, atuou na formação, na School of Applied Theology, em Oakland, EUA. Dom Derek retornou ao Brasil em 2004, quando assumiu a paróquia de Castanheira (MT) e atuou como consultor diocesano da diocese de Juína (MT).

Em 24 de dezembro de 2008, foi nomeado bispo de Guiratinga (MT). A ordenação episcopal foi na sede da então diocese, no dia 22 de março de 2009. Sua posse ocorreu no mesmo dia. Escolheu como lema “Alegrai-vos no Senhor”. Dom Derek John permaneceu no pastoreio de Guiratinga até 2014, quando foi nomeado o primeiro bispo de Primavera do Leste-Paranatinga. No último quadriênio, foi secretário do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Também foi referencial para a Ação Missionária no Regional.

Tags:

leia também