Representantes da Fundação Terra, de Arcoverde (PE), são recebidos pelo secretário-geral da CNBB

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu na terça-feira, 12 de novembro, representantes da Fundação Terra dos Servos de Deus, organização católica localizada no município de Arcoverde na diocese de Pesqueiras (PE).

De acordo com o comunicador eclesiástico da organização, Eduardo Amâncio, foi apresentada à CNBB uma proposta de uma parceria institucional. A coordenadora de captação de recursos da organização, Chames Balladares, apresentou a história e o trabalho desenvolvido pela organização. Discutiram ainda a possibilidade de uma visita do secretário-geral da CNBB à organização para conhecer o trabalho desenvolvido com os pobres.

Na ocasião, os representantes da Fundação Terra encontraram-se com o bispo da diocese de Pesqueiras (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, que encontra-se na sede da CNBB até a quinta-feira, 14 de novembro, no Encontro Anual de Bispos secretários e secretários-executivos dos 19 regionais da CNBB.

Conheça um pouco da Fundação Terra

A Fundação Terra foi criada por padre Airton Freire há 39 anos, no dia 8 de setembro de 1984, em uma comunidade popularmente conhecida como “Rua do Lixo” e que se localiza nos arredores do depósito de resíduos sólidos (“Lixão”) da cidade de Arcoverde, no semiárido do Estado de Pernambuco. Nasceu nessa comunidade com o intuito de resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados como o suprassumo da miséria da cidade de Arcoverde.

Sua missão é servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico). Possui como lema: “Na Terra para Servir”; servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma de, indistintamente, fazer o bem. É uma entidade civil de confissão Católica Apostólica Romana, sem fins lucrativos, e filantrópica, que possui certificado de utilidade pública municipal, estadual e federal.

Por Willian Bonfim - foto da capa Giany Costa e de arquivo

Tags: