Reunião Ampliada Nacional das CEB’s prepara o 16ª Intereclesial a ser realizado em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 2027

Terminou neste domingo, 1º de fevereiro, a Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Brasil, realizada na Casa de Encontros Maria Mãe da Igreja, em Jerônimo Monteiro, no Caparaó capixaba. O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, reunindo lideranças das CEBs de todas as regiões do país em um momento de profunda espiritualidade, comunhão e envio missionário.

A celebração eucarística foi apontada como um dos momentos mais marcantes do encontro. Em uma das celebrações, a homilia foi partilhada entre Dom Luiz, Dom Gabriel Marchesi, bispo referencial nacional das CEBs, e Dom Lúcio Nicoletto, da Diocese de São Félix do Araguaia. Cada um abordou aspectos complementares da vivência cristã, como a realidade da imigração, a escuta de Deus nos dias de hoje e o compromisso com as bem-aventuranças e o Sermão da Montanha. A riqueza da celebração também foi destacada pelo professor Marcos Antônio, do Regional Nordeste 3.

 

Fidelidade ao Evangelho

“Dom Luiz trouxe à reflexão a questão da imigração, Dom Gabriel provocou a assembleia a escutar Deus nos dias de hoje, a partir dos sinais dos tempos, e Dom Lúcio enfatizou a fidelidade ao Evangelho, recordando que o compromisso cristão começa pelo cumprimento das bem-aventuranças. Mais importante do que olhar se o outro cumpre ou não, é nós cumprirmos as bem-aventuranças, sermos comprometidos com o Sermão da Montanha”, afirmou.

Realizada entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, a Ampliada Nacional reuniu cerca de 60 lideranças, entre articuladores, articuladoras e assessorias dos 19 regionais da CNBB, com o objetivo de refletir, articular e planejar os próximos passos da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil. O encontro integra o processo preparatório para o 16º Encontro Intereclesial das CEBs, previsto para julho de 2027, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Durante a programação, os participantes realizaram visitas técnicas a paróquias e espaços que deverão acolher as mini plenárias e demais atividades do Intereclesial. Para Marilza José Lopes Schuina, do Setor CEBs da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, a avaliação dos locais foi bastante positiva. “As paróquias que visitamos apresentaram espaços adequados, com salões amplos, igrejas em boas condições, infraestrutura com banheiros, cozinhas e pátios. Podemos dizer que são espaços muito bons, muito bem preparados para receber o povo das comunidades”, afirmou.

Marilza destacou ainda o espaço que deverá sediar a estação central do 16º Intereclesial, localizado no bairro Aeroporto. “Chamou a atenção o espaço maior que nos foi apresentado, onde será a estação central das CEBs do Brasil. Ali, já pudemos começar a sentir o cheiro da presença do povo das comunidades que virão de todo o Brasil”, ressaltou. Segundo ela, a ciranda realizada no local, com cantos e danças, expressou a mística das CEBs e fortaleceu os vínculos entre articuladores, assessores dos 19 regionais da CNBB e o secretariado local.

A avaliação positiva foi reforçada por Vanda Maria de Carvalho Lima, assessora das CEBs do Regional Nordeste 4, que também participou das visitas. “São espaços grandiosos, com salas amplas, bem arejadas, banheiros acessíveis e locais para secretaria e comunicação. Cada paróquia tem sua organização própria, mas todas com estrutura adequada para as oficinas e mini plenárias”, explicou. Mesmo com algumas paróquias ainda em processo de adequação, ela demonstrou confiança. “Já conseguimos visualizar a multidão de pessoas passando, cantando e fazendo a ciranda. A acolhida será com muito aconchego e alegria”, completou.

Outro destaque foi a utilização de elementos litúrgicos doados pelo artista da caminhada das CEBs, Toni Cálice. O cálice, o ambão e a patena em forma de prato contribuíram para uma celebração inculturada, fortalecendo a identidade e a espiritualidade das comunidades. A comunhão sob as duas espécies e a participação da tríade nacional das CEBs expressaram a unidade e o desejo de que esse jeito de ser Igreja continue vivo e se irradie por todo o Brasil.

Ao final do encontro, Marilza José agradeceu à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, às paróquias e comunidades locais e ao Regional Leste 3 da CNBB pela acolhida. Segundo ela, a Ampliada Nacional reafirmou o compromisso das CEBs com uma Igreja enraizada na realidade do povo, participativa, missionária e fiel ao Evangelho.

Com informações e fotos da diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

Tags: