“Cerca de 600 mil pessoas são aguardadas durante a Novena de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”. Foi o número apresentado na tarde desta segunda-feira pelo Santuário Nacional de Aparecida. De acordo com o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci Nicioli, ao longo do mês de outubro deverão passar 1 milhão e 300 mil pessoas e, só no dia 12, Dia Padroeira, o Santuário espera 100 mil pessoas.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, disse que haverá muitas surpresas neste ano e priorizou a oração e reflexão para a Festa da Padroeira do Brasil.
“Temos certeza que a Novena desse ano será muito especial e está repleta de muitas surpresas. O mais importante é que o devoto de Nossa Senhora Aparecida consiga viver intensamente esse momento de oração e reflexão. O tema desse ano nos faz refletir sobre o Coração Materno de Deus e temos muito a falar sobre isso. A cada dia um pregador fará uma reflexão especial e aguardamos um resultado positivo. Eu, depois de dois anos longe da festa por motivos profissionais, estarei aqui fazendo parte desse momento de oração e fé”, disse dom Damasceno.
Padre Darci Nicioli lembrou que a novena é uma catequese e que todos acabam aprendendo muito com os temas. “Temos a certeza que a novena é uma catequese e não teria sentido realizarmos esses nove dias de oração, se não fosse para catequizar os devotos da Mãe Aparecida”, disse Nicioli.
Romaria Nacional da Juventude
Ainda durante o encontro, dom Damasceno lembrou os preparativos para a Romaria Nacional da Juventude que vai acontecer no Santuário Nacional durante o feriado da Proclamação da República em 15 de novembro.
“Serão dias de oração. A igreja tem pensado muito em nossos jovens e dedicado espaço especial para eles. Essa Romaria Nacional vai acontecer pelo terceiro ano aqui no Santuário, cada vez mais reunindo milhares de jovens. Temos uma preocupação especial com os jovens e por isso a CNBB, desde o ano passado, dedica espaço especial, com a criação da Comissão para a Juventude. O resultado tem sido maravilhoso. Basta observarmos a participação do Brasil na Jornada Mundial da Juventude”, afirmou dom Damasceno.